O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Renovação
  4. Espanha
  5. Vila Segui Arquitectos
  6. 2012
  7. Reforma de apartamento em Palma de Mallorca / Vila Segui Arquitectos

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Reforma de apartamento em Palma de Mallorca / Vila Segui Arquitectos

Reforma de apartamento em Palma de Mallorca / Vila Segui Arquitectos
Reforma de apartamento em Palma de Mallorca / Vila Segui Arquitectos, © Laura Molina
© Laura Molina

© Laura Molina © Laura Molina © Laura Molina © Laura Molina + 16

  • Arquitetos

  • Localização

    Palma de Mallorca, Balearic Islands, Espanha
  • Arquitetos responsáveis

    Joan Miquel Seguí, Tono Vila
  • Área

    83.0 m²
  • Ano do Projeto

    2012
Planta do projeto de reforma
Planta do projeto de reforma

Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma é o resultado de duas condicionantes: a necessidade de uma renovação integral devido às condições deficientes do apartamento após vários anos sem ser habitado; e as restrições econômicas.

© Laura Molina
© Laura Molina

O edifício, construído nos anos 60 no centro antigo de Palma, consiste em uma estrutura de pórticos de concreto armado com grandes vigas de amarração que desempenham um papel visual relevante, o que nos levou a utilizá-las como elementos estruturadores do espaço. Para isso, a textura original dos pórticos de concreto foi exposta em todos os ambientes do apartamento, acabando por revelar anotações e escritos da época da construção.

© Laura Molina
© Laura Molina

O programa se divide em duas áreas tratadas de formas diferentes. A área diurna foi projetada para sem completamente aberta, com a demolição de todas as divisórias. O espaço vazio resultante se organiza ao redor de uma caixa de madeira, de proporções áureas, que atua como uma dependência que, por um lado, hierarquiza o espaço com uma ordem crescente do hall à sala, e, por outro lado, abriga toda a parte do programa que precisa ser fechado, desde a despensa até o armário de limpeza. A caixa foi construída in loco, o que permite que seja facilmente desmontada e reconstruída em outro local, de acordo com futuras necessidades.

© Laura Molina
© Laura Molina

A área noturna foi adaptada ao máximo às divisórias existentes - uma estratégia para reduzir custos - com apenas algumas modificações no banheiro.

© Laura Molina
© Laura Molina

O mobiliário do apartamento antigo foi, em grande parte, reaproveitado, já que a planta aberta permite que os espaços sejam ocupados com objetos pessoais sem que se perca a estrutura espacial.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma de apartamento em Palma de Mallorca / Vila Segui Arquitectos" [Reforma de Apartamento / Vila Segui Arquitectos] 13 Abr 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/188711/reforma-de-apartamento-em-palma-de-mallorca-slash-vila-segui-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.