O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Cultural
  4. Japão
  5. Zhaoyang Architects
  6. 2013
  7. Casa para todos em Kesennuma / Zhaoyang Architects

Casa para todos em Kesennuma / Zhaoyang Architects

Casa para todos em Kesennuma / Zhaoyang Architects
Casa para todos em Kesennuma / Zhaoyang Architects, © Jonathan Leijonhufvud
© Jonathan Leijonhufvud

© Jonathan Leijonhufvud © Hisao Suzuki © Hisao Suzuki © Jonathan Leijonhufvud + 33

  • Engenheiro Estrutural

    Hideaki Hamada
  • Supervisor de Obra

    Takezou Murakoshi
  • Cliente

    Distrito de Ohya em Kesennuma, Prefeitura de Miyagi, Japão
  • Área Do Terreno

    419.21 m²
  • Custos

    100.000 euros
  • Mais informações Menos informações
© Hisao Suzuki
© Hisao Suzuki

Descrição enviada pela equipe de projeto. A home-for-all em Kesennuma foi projetada e construída como um espaço de encontro para a comunidade de pescadores que severamente sofreu com o Tsunami em 2011. Está localizada no porto de pesca de Oya Kesennuma, que serve como um centro para as atividades de pesca locais e vida comunitária. É um abrigo em que os pescadores podem ter um descanso, um lugar onde as esposas esperam por seus maridos com os peixes e, por vezes, um mercado.

© Hisao Suzuki
© Hisao Suzuki

A maior parte do espaço se abre para o exterior. Um telhado, apoiado por três "dormitórios", abrange uma área de 117 metros quadrados. No centro está um buraco triangular no teto que permite que as pessoas olhem diretamente para o céu. Os "dormitórios" com bancos elevados são orientadas em direção ao centro e, ao mesmo tempo, para a vista da paisagem circundante através das três entradas de lados diferentes. A cozinha é fechada por portas de correr de vidro e pode ser aberta em climas agradáveis. A sala mais próxima do mar pode ser apreciada como um engawa (um espaço abaixo dos beirais, um espaço importante para a arquitetura japonesa e a vida cotidiana). Os banheiros são acessados ​​e ventilados pelo lado de fora, enquanto orientados para o centro e para o céu através do vidro inclinado. O terreno circundante foi pavimentado para o mesmo nível do espaço interior, permitindo que as empilhadeiras entrem em dias de mercado.

Planta Baixa
Planta Baixa

A geometria elementar do telhado cria um espaço cúpula. Juntamente com a materialidade da madeira compensada (cipreste japonês), que gera uma atmosfera acolhedora e protetora. Ao mesmo tempo, a transparência da estrutura de suporte cria um caráter aberto e acolhedor. À noite, o edifício brilha calorosamente a partir de seu interior, como um farol, à espera de pescadores de voltar do mar.

© Hisao Suzuki
© Hisao Suzuki

O projeto foi uma colaboração entre o arquiteto Yang Zhao e seu mentor Kazuyo Sejima durante o 6º ciclo do Rolex Mentor e do Protégé Art Initiative. Os arquitetos tiveram três oficinas com a comunidade local para discutir sobre o projeto e obter a sua aprovação para construir. A cerimônia de conclusão e transferência ocorreu em 27 de outubro de 2013. As fotos foram tiradas no dia cerimônia.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa para todos em Kesennuma / Zhaoyang Architects" [Home For All In Kesennuma / Zhaoyang Architects] 10 Abr 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/188420/casa-para-todos-em-kesennuma-slash-zhaoyang-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.