Abertura da Exposição Água Carioca e lançamento de documentário, no Studio-X Rio

Abertura da Exposição Água Carioca e lançamento de documentário, no Studio-X Rio

Amanhã, 10 de abril, o Studio-X Rio inaugura a exposição do escritório holandês Ooze Architects que apresenta propostas alternativas para o tratamento das águas no Rio de Janeiro. A abertura é acompanhada pelo lançamento do documentário Água Carioca, seguido de debate.

Sobre a exposição:

Constructed Wetlands são pantanais construídos e controlados artificialmente para o tratamento de água através de microrganismos naturais. Em colaboração com especialistas, o escritório OOZE têm realizado alguns desses sistemas nos anos recentes. O projeto Água Carioca analisa como os constructed wetlands podem contribuir para melhorar a purificação de água na cidade do Rio de Janeiro, especificamente nos domicílios informais, e especula como poderia ser executado em escala maior, cobrindo o entorno da Baía de Guanabara. A exposição inclui quatro projetos, realizados em cooperação com moradores e diferentes entidades, que demonstram como esses sistemas podem ser realizados na cidade.

Sobre o filme:

Água Carioca diários é um filme que investiga, através de uma série de entrevistas, o problema do suprimento, da administração e do tratamento das águas na cidade de Rio de Janeiro. O filme mostra como um sistema bem distribuído de constructed wetlands tem o potencial de eliminar esses problemas de maneira econômica e sustentável.

Debate com:

  • Alexandre De Bonis, engenheiro civil, é Coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
  • Carmen Lucia Roquette Pinto, química e pesquisadora, especialista aguapés
  • Helena de Almeida Rego, arquiteta e urbanista, é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB /UFRJ) e foi Gerente de Projetos do Instituto Pereira Passos
  • Jose Miguel da Silva, graduando em Geografia na UFRRJ, é fundador do movimento Baia Viva e milita pela descontaminação da Cidade dos Meninos em Duque de Caxias
  • Maria Angélica Maciel Costa, doutora em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) e professora do Curso de Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  • Otavio Cabrera de Léo, geógrafo, trabalha na Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro e é Assessor de Políticas de Saneamento no INEA.

Sobre os autores:

Ooze Architects é um escritório internacional de arquitetura e urbanismo baseado em Roterdã, na Holanda. Ooze combina uma compreensão elaborada dos processos ecológicos naturais com conhecimento tecnológico e profundos insights sobre o comportamento sócio-cultural dos usuários e do ambiente construído. Ooze se esforçar para ser um catalisador de mudanças e acredita que seta deva ser gradual. O escritório tem trabalhos realizados em países europeus e asiáticos e expôs em vários eventos culturais internacionais, como a Bienal de Veneza em 2012. Entre suas premiações está o prestigioso Prix de Rome Holandês de Arquitectura em 2006.

  • Data: 10 de abril, quinta-feira
  • Horário: 18h30
  • Local: Studio-X Rio
  • Endereço: Praça Tiradentes, 48, Rio de Janeiro - RJ

Via Studio-X Rio

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Abertura da Exposição Água Carioca e lançamento de documentário, no Studio-X Rio" 08 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-188294/abertura-da-exposicao-agua-carioca-e-lancamento-de-documentario-no-studio-x-rio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.