O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço Público
  4. Suíça
  5. Vehovar & Jauslin Architektur
  6. 2014
  7. Cobertura da Estação de Ônibus de Aarau / Vehovar & Jauslin Architektur

Cobertura da Estação de Ônibus de Aarau / Vehovar & Jauslin Architektur

Cobertura da Estação de Ônibus de Aarau / Vehovar & Jauslin Architektur
Cobertura da Estação de Ônibus de Aarau / Vehovar & Jauslin Architektur, © Niklaus Spoerri
© Niklaus Spoerri

© Niklaus Spoerri © Niklaus Spoerri © Niklaus Spoerri © Niklaus Spoerri + 14

  • Planejamento Estrutural

    formTL
  • Engenharia Civil

    suisseplan Ingenieure AG
  • Luminotécnico

    Atelier Derrer
  • Execução

    Consórcio da Cobertura: Ruch AG Altdorf, Switzerland and Vector Foiltec GmbH, Bremen, Alemanha
  • Mais informações Menos informações
Cobertura da Estação de Ônibus de Aarau / Vehovar & Jauslin Architektur, © Niklaus Spoerri
© Niklaus Spoerri

Descrição enviada pela equipe de projeto. Recentemente, a cidade suíça de Aarau, ganhou sua própria nuvem em forma de uma cobertura para uma estação de ônibus organicamente formada por uma camada reflexiva e semi-translúcida. A cobertura paira, por assim dizer, por sobre o pátio da estação ferroviária. No entanto, ao contrário de seu homônimo meteorológico, esta nuvem fornece proteção contra a chuva e neve.

© Niklaus Spoerri
© Niklaus Spoerri

Como parte da construção da nova Estação Ferroviária de Aarau, projetada por Theo Hotz's, o pátio e estação de ônibus ganharam uma nova versão. Equipamentos existentes foram removidos e o estacionamento subterrâneo realocado de modo que os pontos de ônibus podem agora ser acomodados dentro do Bahnhofplatz. Mateja Vehovar e Stefan Jauslin projetaram esta cobertura que parece tão leve quanto uma pluma, com a ideia de criar um paraíso de tranquilidade entre a agitada Bahnhofstrasse e a nova estação de trens. Isso criou uma zona de boas vindas para os viajantes que fazem a transferência entre as Ferrovias Federais Suíças e ônibus regionais de Aarau, além de um ponto de encontro para os transeuntes noturnos que irradiam talento metropolitano.

Planta Estrutural
Planta Estrutural

No centro da cobertura está uma abertura estrategicamente posicionada. O contraste entre a superfície semi transparente e espaço aberto intensifica a impressão de leveza e o sentimento de se estar no exterior, ainda que essencialmente protegido. Essa impressão foi incentivada por uma série de decisões estratégicas: o uso de uma membrana translúcida, cores claras e azuis, uma discreta impressão em serigrafia (por Stefan Jauslin e Paolo Monaco), os pilares com a sua ligeira inclinação em direção ao eixo que desaparecem na cobertura e sustentam a "nuvem", as diferentes distâncias entre as membranas e da estrutura de apoio no interior, além da infra-estrutura técnica totalmente integrada na estrutura metálica carregando instalações de água, ar, elétricas e sensor de tecnologia, assim como a rede irregular de cabos de aço inoxidáveis abaixo da almofada que se destina a dar à membrana a extensão requerida.  Estas múltiplas formas menores da  membrana rompem a forma geral. Eles fornecem as inúmeras reflexões e jogos de luz na superfície da membrana, desencadeadas por luminárias lineares dispostas alinhadas com os suportes. A estrutura interna de apoio é fracamente distinguível: vista obliquamente, os suportes desaparecem no fundo e a cobertura ganha volume.

© Niklaus Spoerri
© Niklaus Spoerri

Independentemente de quão leve e simples a 'nuvem' aparece, sua forma exigiu uma equipe qualificada de planejadores bons em se comunicar, e uma estreita coordenação de todas as partes envolvidas. Por esta razão, os arquitetos Vehovar & Jauslin Architektur trouxeram formTL já no primeiro estágio da obra, enquanto especialistas para lidar com a estrutura e a pele da membrana. formTL tinha interesse especial em garantir que o projeto de Vehovar & Jauslin Architektur AG fosse fazível, e exaltar sua leveza e natureza filigrana. Isto foi alcançado baseando o planejamento e a realização em três fatores: a equipe de planejamento dirigida por suisseplan consistentemente perseguiu o objetivo de construir a cobertura mais hermética com a forma mais econômica de operação. O consórcio encarregado da membrana agora consistia em empresas especializadas comprometidos. Além disso, formTL recebeu o controle total do planejamento estrutural, a integração com os engenheiros de serviços de construção, gestão dos trabalhos de construção e especialista controle qualidade.

© Niklaus Spoerri
© Niklaus Spoerri

Com 1.070 m² de área coberta e um volume de 1.810 m³, a cobertura da estação de ônibus é a maior membrana de almofada de ar numa única câmara do mundo. Quatro tubos de polietileno de 120 metros inflam a almofada de ar pneumático com ar limpo e seco re-circulado, e mais quatro tubos capturam o ar de volta para a unidade de controle do ar. 

© Niklaus Spoerri
© Niklaus Spoerri

Imediatamente após ter sido encomendada, a cobertura da estação de ônibus foi incluída como uma exibição na exposição "Architektur 0,13", realizada em Zurique. Entre 26 de Abril e 27 de Julho de 2014, a cobertura pode ser vista na exposição intitulada "Bauen mit Luft" (Edifício com ar), a ser realizada em conjunto com uma retrospectiva de 10 anos de formTL no Museu do Ar em Amberg, Alemanha.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cobertura da Estação de Ônibus de Aarau / Vehovar & Jauslin Architektur" [Aarau Bus Station Canopy / Vehovar & Jauslin Architektur] 08 Abr 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/187923/cobertura-da-estacao-de-onibus-de-aarau-slash-vehovar-and-jauslin-architektur> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.