
-
Arquitetos
-
Localização
83 Park Street, Moonee Ponds VIC 3039, Austrália -
Arquiteto Responsável
Robert McBride, Debbie Ryan -
Arquiteto Projetista
Andrew Hayne -
Equipe de Projeto
Drew Williamson, Qianyi Lim, Peter Ryan, Stephan Bekhor, Anthony Parker, Amelia Borg, Natasha Maben, Benedikt Josef, Alan Ting, Luke Waldron, Jacqui Robbins, Daniel Griffin, Seung Hyuk Choi, Angela Woda -
Equipe de Paisagismo
Oculus -
Área
8000.0 m2 -
Ano do projeto
2012 -
Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Infinity Center, novo campus para a Escola Secundária Penleigh e Essendon, deriva da ideia fundamental de que a biblioteca funcione como o coração do edifício. Nós também queríamos uma edificação que oferecesse proteção contra o vento e significasse a fusão das duas escolas, Escola Presbiteriana para mulheres e a Essendon Grammar para meninos. A ideia de aprendizagem infinita tornou-se o mantra.

Irradiando desde a biblioteca para fora, ao longo da forma, estão as áreas especializadas e uma variedade de espaços de aprendizagem. Cada ala em seguida, retorna para a forma, formando claustros e planos resultantes do símbolo do infinito. Essa forma se estrutura a partir de dois pátios, que se transformaram em protagonistas da melhora da aprendizagem permitindo luz, vistas cruzadas e constante ventilação.

Cada asa possui suas próprias características, diferentes uma da outra e, ainda assim interligadas. Dessa forma, o edifício funciona como uma personificação da jornada pela educação, com menos distinção entre as disciplinas oferecidas. A estratégia cromática reforça a identidade das disciplinas acadêmicas, aprimoradas pela riqueza dos materiais naturais, como madeira reciclada localmente. O planejamento permitiu à circulação do edifício voltar constantemente para a biblioteca, e dessa forma se tornar física e experimentalmente um paralelo com o ethos educacional da escola.

Essa variedade de espaços e volumes, não muito diferente de uma cidadela murada, com seus jardins e arcos cerimoniais, são encerrados dentro de um envoltório unificador. A parede externa do edifício é revestida com tijolos de vidro, um material que oferece proteção, beleza e impregna a impressionante forma de um sentido de permanência. O padrão de alvenaria em faixas auxilia na leitura da forma do edifício, acrescentando complexidade e prazer quanto o sol reflete nele ao longo do dia.