O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Henning Larsen ganha o primero lugar para o projeto de um Bairro Sustentável em Trondheim

Henning Larsen ganha o primero lugar para o projeto de um Bairro Sustentável em Trondheim

Henning Larsen ganha o primero lugar para o projeto de um Bairro Sustentável em Trondheim
Henning Larsen ganha o primero lugar para o projeto de um Bairro Sustentável em Trondheim, © Henning Larsen
© Henning Larsen

O que atualmente é um estacionamento logo se converterá num novo bairro no coração de Trondheim graças ao projeto de Henning Larsen Architects. O escritório danês recentemente recebeu o primeiro lugar para um edifício de escritórios de uso misto e uma praça que será um exemplo para o desenvolvimento sustentável. O jardim cultural Leuthen inclui um complexo de baixa altura, espaços culturais e uma praça pública que ajudará a aumentar a conectividade educacional ou cultural com as instituições próximas.

© Henning Larsen

Henning Larsen baseou seu desenho no masterplan de Johan Caspar vo Cicigon para Trondheim e escalonou o edifício para ter um melhor alcance com seu contexto imediato e histórico. O jurado buscava uma proposta que fosse inspiradora, dinâmica e unificadora, ao mesmo tempo que mantivesse uma interação com o exterior. O edifício tem um formato claro e flexível, uma estrutura simples e construível com uma identidade distintiva e espaços flexíveis que podem ser alterados quando necessário. O jurado selecionou de maneira unânime a proposta pelo bom critério utilizado e por complementar o desenho com sistemas sustentáveis. O projeto terá 39.000 m2 de escritórios, espaços comuns e culturais, um estacionamento subterrâneo, um terminal de ônibus e uma praça pública.

© Henning Larsen

O edifício caracteriza-se por uma série de volumes quadrados que encerram um átrio central. De um lado se encontra a grande praçs pública, que tem uma conexão integrada e fechada com o interior, mediante um fachada de vidro. A iluminação natural desempenha um papel importante no desenho, ao melhorar as condições de trabalho notavelmente. Os terraços e varandas estão dispostos de maneira que gerem espaços de encontro e diálogo. O edifício será construído com uma paleta simples de materiais naturais e deve ser inaugurado em 2015.

Fonte: Inhabitat

Ficha técnica:

Sobre este autor
Igor Fracalossi
Autor
Cita: Igor Fracalossi. "Henning Larsen ganha o primero lugar para o projeto de um Bairro Sustentável em Trondheim" 04 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/18731/henning-larsen-ganha-o-primero-lugar-para-o-projeto-de-um-bairro-sustentavel-em-trondheim> ISSN 0719-8906