O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edificios Públicos
  4. Espanha
  5. Màrius Quintana Creus
  6. 2010
  7. Módulos de Praia / Màrius Quintana Creus

Módulos de Praia / Màrius Quintana Creus

Módulos de Praia / Màrius Quintana Creus
Módulos de Praia  / Màrius Quintana Creus, © Adrià Goula
© Adrià Goula

© Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula + 17

Planta baixa
Planta baixa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O lugar comum e o equipamento homogêneo ao longo da costa são o ponto de partida do projeto dos novos elementos para mobiliar as praias e fornecer instalações de primeiros socorros, banheiros, vestiários para cadeirantes, quiosque de bebidas, lixeiras, informações e posto policial.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Este lugar comum implica em um elemento comum quanto a materiais e formas, adequado ao meio e à paisagem. Além disso, estes elementos, através de sua agregação e repetição, permitem diferentes usos a partir de um mesmo sistema construtivo básico e com a mínima ocupação necessária da faixa de areia. Os elementos também devem apresentar a mínima opacidade visual possível no sentido cidade-mar, gerando uma transparência entre o passeio e a praia em toda a costa.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

A ideia surge da instalação de Donald Judd, intitulada "15 Untitle Works In Concrete” (1980-84) na Chinati Foundation de Marfa, Texas, um magnífico exemplo de como ocupar uma paisagem através da repetição ou agregação de elementos formalmente muito simples. 

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Propõe-se o cubo como uma forma comum a todos os elementos que conformam os diversos usos. O cubo como forma mínima e simples que força uma disciplina no desenho de todas as suas partes e na estratégia de implantação, repetição e agregação.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

O cubo como elemento que se integra e respeita a paisagem das praias, embora não seja uma forma natural ou orgânica, é a máxima abstração das rochas, das casas de banho... em meio à extensa paisagem dominada pelo mar e pela areia.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

O material mais representativo dos cubos será o revestimento de mosaico cerâmico, servindo também como sinalização. Cada uso será associado a uma cor de modo que o usuário possa distingui-lo facilmente à distância. 

© Adrià Goula
© Adrià Goula

O mosaico é um material reciclado, de fácil manutenção e pode receber pinturas de diversas cores. É um material ligado à tradição mediterrânea artesanal e que se relaciona com a água e com as casas de banho, portanto, associado à salubridade exigida dos espaços públicos.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Módulos de Praia / Màrius Quintana Creus" [Módulos de Playa / Màrius Quintana Creus] 02 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/180183/modulos-de-praia-slash-marius-quintana-creus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.