O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edificios Públicos
  4. Espanha
  5. Màrius Quintana Creus
  6. 2010
  7. Módulos de Praia / Màrius Quintana Creus

Módulos de Praia / Màrius Quintana Creus

Módulos de Praia / Màrius Quintana Creus
Módulos de Praia  / Màrius Quintana Creus, © Adrià Goula
© Adrià Goula

© Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula + 17

Planta baixa
Planta baixa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O lugar comum e o equipamento homogêneo ao longo da costa são o ponto de partida do projeto dos novos elementos para mobiliar as praias e fornecer instalações de primeiros socorros, banheiros, vestiários para cadeirantes, quiosque de bebidas, lixeiras, informações e posto policial.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Este lugar comum implica em um elemento comum quanto a materiais e formas, adequado ao meio e à paisagem. Além disso, estes elementos, através de sua agregação e repetição, permitem diferentes usos a partir de um mesmo sistema construtivo básico e com a mínima ocupação necessária da faixa de areia. Os elementos também devem apresentar a mínima opacidade visual possível no sentido cidade-mar, gerando uma transparência entre o passeio e a praia em toda a costa.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

A ideia surge da instalação de Donald Judd, intitulada "15 Untitle Works In Concrete” (1980-84) na Chinati Foundation de Marfa, Texas, um magnífico exemplo de como ocupar uma paisagem através da repetição ou agregação de elementos formalmente muito simples. 

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Propõe-se o cubo como uma forma comum a todos os elementos que conformam os diversos usos. O cubo como forma mínima e simples que força uma disciplina no desenho de todas as suas partes e na estratégia de implantação, repetição e agregação.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

O cubo como elemento que se integra e respeita a paisagem das praias, embora não seja uma forma natural ou orgânica, é a máxima abstração das rochas, das casas de banho... em meio à extensa paisagem dominada pelo mar e pela areia.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

O material mais representativo dos cubos será o revestimento de mosaico cerâmico, servindo também como sinalização. Cada uso será associado a uma cor de modo que o usuário possa distingui-lo facilmente à distância. 

© Adrià Goula
© Adrià Goula

O mosaico é um material reciclado, de fácil manutenção e pode receber pinturas de diversas cores. É um material ligado à tradição mediterrânea artesanal e que se relaciona com a água e com as casas de banho, portanto, associado à salubridade exigida dos espaços públicos.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Màrius Quintana Creus
Escritório
Cita: "Módulos de Praia / Màrius Quintana Creus" [Módulos de Playa / Màrius Quintana Creus] 02 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/180183/modulos-de-praia-slash-marius-quintana-creus> ISSN 0719-8906