O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Hospital
  4. Espanha
  5. Mario Corea Arquitectura
  6. 2013
  7. Hospital Subacute em Mollet / Mario Corea Arquitectura

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Hospital Subacute em Mollet / Mario Corea Arquitectura

Hospital Subacute em Mollet / Mario Corea Arquitectura
Hospital Subacute em Mollet / Mario Corea Arquitectura, © Pepo Segura
© Pepo Segura

© Pepo Segura Cortesia de Aeroproductions © Pepo Segura © Pepo Segura + 37

  • Arquitetos

  • Localização

    Mollet del Vallès, Barcelona, Espanha
  • Arquiteto responsável

    Mario Corea
, Maricel Aguilera
  • Equipe de projeto

    André Mota, María Ceballos
, Berta Masnou
, Marina Correia
  • Área

    6500.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Pepo Segura
© Pepo Segura

Descrição enviada pela equipe de projeto. O recentemente inaugurado Hospital Subacute em Mollet del Vallès é um exemplo de como um hospital construído nos anos 50 e 60, após ter caído em desuso, pode ser reciclado com êxito, abordando os desafios presentes e futuros relacionados a este tipo de equipamento. O projeto de renovação se baseou em intervenções simples e efetivas, resultando em um hospital econômico e energeticamente eficiente que reassume um papel ativo no cotidiano da cidade.

Cortesia de Aeroproductions
Cortesia de Aeroproductions

O processo teve início em 2004, quando foi lançada uma competição para um grande hospital que serviria aos habitantes da cidade de Mollet e às comunidades vizinhas. Ao passo que a proposta vencedora estava sendo construída fora da cidade, uma decisão teve de ser tomada quanto ao quê fazer com antigo hospital no centro da cidade. Há não muito tempo atrás, o destino de tal edifício teria sido a demolição, abrindo espaço para a construção de uma nova estrutura. No entanto, com a intensificação da crise econômica, tornou-se claro que a solução mais factível era reformar o hospital existente para acomodar um centro para pacientes em reabilitação ou que necessitem de cuidados médicos por curtos períodos de tempo. 

Corte
Corte

A reforma foi norteada pela necessidade de utilizar tanto quanto fosse possível a estrutura do antigo edifício, embora um estudo realizado pela equipe de arquitetos tenha revelado deficiências significativas em sua condição geral. Portanto, a primeira tarefa foi reforçar a estrutura em diversos pontos. E seguida, já que as instalações estavam completamente obsoletas, foram levados em consideração aspectos de sustentabilidade e economia de energia, resultando na instalação de painéis solares e isolamentos eficientes. Nas orientações leste e oeste, brises verticais de alumínio compuseram as novas fachadas do hospital. 

© Pepo Segura
© Pepo Segura

O layout original do hospital foi, em grande parte, conservado. A principal decisão de projeto focou na área central aberta, outrora usada como estacionamento e acesso. Este espaço foi ampliado e recebeu tratamento paisagístico, transformando-se em uma pátio jardim para os pacientes, visitantes e funcionários. O térreo transparente se abre tanto para o pátio interno iluminado quanto para a nova praça do outro lado da rua, que se tornou parte do projeto durante o processo de concepção. No geral, o custo do projeto de renovação foi aproximadamente a metade do que se costuma gastar em projetos de hospitais na Espanha.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hospital Subacute em Mollet / Mario Corea Arquitectura" [Subacute Hospital of Mollet / Mario Corea Arquitectura] 01 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/179895/hospital-subacute-em-mollet-slash-mario-corea-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.