O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Jardim De Infância
  4. Colômbia
  5. Alejandro Restrepo-Montoya Arquitectura
  6. 2012
  7. Jardim de Infância El Pinal / Felipe Bernal Henao + Javier Castañeda Acero + Alejandro Restrepo Montoya

Jardim de Infância El Pinal / Felipe Bernal Henao + Javier Castañeda Acero + Alejandro Restrepo Montoya

Jardim de Infância El Pinal / Felipe Bernal Henao + Javier Castañeda Acero + Alejandro Restrepo Montoya
Jardim de Infância El Pinal / Felipe Bernal Henao + Javier Castañeda Acero  + Alejandro Restrepo Montoya, © Vásquez Villegas Fotografía
© Vásquez Villegas Fotografía

© Juan Felipe Gómez Tobón © Juan Felipe Gómez Tobón © Juan Felipe Gómez Tobón © Juan Felipe Gómez Tobón + 52

  • Projeto Estrutural

    Jorge Arbeláez
  • Projeto Hidrosanitário

    Caudales y Presiones S.A.
  • Projeto Elétrico e Luminotécnico

    Lighten S.A.
  • Paisagismo

    Andrés Ospina
  • Cordenação do Projeto

    Empresa de Desarrollo Urbano de Medellín EDU, arquitetos Juan Carlos Upegui, Oscar Mejía
  • Projeto Bioclimático e Ergonômico

    Ader Augusto González, PVG Arquitectos
  • Mais informações Menos informações
© Vásquez Villegas Fotografía
© Vásquez Villegas Fotografía

1. Cidade arquitetura e sociedade

Desde 2008, vinte e uma novas creches foram construídas em bairros com problemas de segurança e desigualdade social em Medelim. O projeto foi um dos três jardins de infância premiados através de um concurso público de arquitetura. Dezoito outras creches foram desenvolvidas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Medellín, EDU para sigla em espanhol.

Estes edifícios, concebidos como espaços para a educação e cultura começaram a transformar a vida destes setores da cidade. O bairro El Pinal está localizado na zona leste central de Medelim, e se caracteriza por ser um lugar de crescimento informal, com uma topografia inclinada que incidiu no desenho urbano e arquitetônico do projeto.

Planta Primer Piso
Planta Primer Piso

Secciones Detalhe Fachada Módulos Cubierta Planta Cubierta + 52

2. A família e os espaços para a formação

O Jardim de Infância é, em essência, um espaço para iniciar processos de educação e socialização. Um lugar para compartilhar e aprender através do jogo, o lúdico e o encontro, aberto às famílias como componente essencial da comunidade.

© Vásquez Villegas Fotografía
© Vásquez Villegas Fotografía

3. Projeto, topografia e espaços coletivos externos

O projeto está localizado na parte superior de uma colina, com vistas da cidade. O acesso do edifício se dá através de um caminho para pedestres,  frente à uma pequena praça urbana que gera um espaço urbano externo.

© Vásquez Villegas Fotografía
© Vásquez Villegas Fotografía

A cobertura situada sobre o acesso se extende até integrar os volumes administrativos e as salas de aula. Cruzar este pátio sombreado permite descobrir o refeitório e um pátio de brincadeiras, lugares para a integração das crianças com a natureza e com a cidade. Uma sucessão de luz natural e sombreados gerados pela cobertura conforma um cenário para o encontro, ao lúdico e à vida.

As salas de aulas e interação são volumes independentes integrados pela cobertura, que se separam entre si para gerar perspectivas do pátio de brincadeiras em direção a cidade. Depois de cruzar este pátio, atrás das salas de aula, uma grande varanda serve como mirante da cidade.

Perspectiva
Perspectiva

4. As salas de aula e interação

São uma série de volumes nos quais as crianças desenvolvem atividades lúdicas para a aprendizagem. Estão integradas pela cobertura e a separação entre elas permitem as vistas da cidade a partir do pátio.

Estas salas de aula e interação são espaços internos que geram uma relação com o mundo externo e permitem o controle das atividades das crianças no espaço interno desde os pátios.

© Vásquez Villegas Fotografía
© Vásquez Villegas Fotografía

5. O projeto ambiental

Dada a orientação do edifício, a temperatura foi reduzida no pátio de jogos coberto com elementos modulares que geram texturas de luzes e sombras. As salas de aula lançam uma sombra sobre os pátios da manhã e da tarde, reforçado correntes de vento do sul. O vento cruzado entre as separações das salas de aula nas áreas sombreadas permite uma troca favorável de temperatura e umidade relativa, e melhoria da qualidade do ar nos espaços externos e internos.

© Vásquez Villegas Fotografía
© Vásquez Villegas Fotografía

6. Um espaço para a aprendizagem e o encontro familiar

O Jardim de Infância El Pinal é um lugar para a família e comunidade. Dado o contexto social da cidade e da sua história recente, cada intervenção arquitetônica deve transcender sua função original e permitir a inclusão e fortalecimento da estrutura familiar. Uma arquitetura aberta, com pátios e varandas, que incorpora a essência do espaço urbano e doméstico para formar lugares para o encontro.

© Vásquez Villegas Fotografía
© Vásquez Villegas Fotografía

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim de Infância El Pinal / Felipe Bernal Henao + Javier Castañeda Acero + Alejandro Restrepo Montoya" [Jardín Infantil El Pinal / Alejandro Restrepo Montoya + Javier Castañeda Acero + Felipe Bernal Henao] 01 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/179336/jardim-de-infancia-el-pinal-slash-felipe-bernal-henao-plus-javier-castaneda-acero-plus-alejandro-restrepo-montoya> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.