44 Unidades de Habitação Social / Cristina Argos Moras, María Loriente López

44 Unidades de Habitação Social / Cristina Argos Moras, María Loriente López

© Jesús Granada© Jesús Granada© Jesús Granada© Jesús Granada+ 19

  • Estruturas:ATECO S.L
  • Construtora:Urbanización Moravella S.L (RM Construcción)
  • Arquiteto Responsável:Cristina Argos Moras, María Loriente López
  • Arquiteto Técnico:Miguel Herranz, Paul Cornu
  • Cidade:Manzanera
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Implantação
Implantação

O edifício se localiza em um novo tecido urbano da cidade de Terual e conta com 44 unidades se habitação social, 44 salas comerciais e 65 vagas de estacionamento.

A organização interna dos diferentes espaços responde à relação do edifício com o ambiente em diferentes orientações, fechando-se para norte e abrindo-se para sul.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Três tipologias habitacionais foram desenvolvidas para cumprir o mesmo programa - composto por uma sala de jantar, cozinha, três quartos e dois banheiros.

Todas as unidades contam com um espaço privado no terraço - voltado para sul - que se conecta à área de estar, constituindo a relação exterior-interior das unidades.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

O acesso aos corredores se dá através da varanda, que constitui uma das frentes da quadra.

O térreo comercial proporciona ao edifício uma relação mais forte com o ambiente urbano e com a paisagem.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Projeto Bioclimático | Certificado A de Energia

O projeto construtivo dá ênfase no uso de sistemas passivos para melhorar o conforto térmico e acústico do edifício. 

Assim, define-se uma fachada externa ventilada, composta por placas cerâmicas extrudadas, uma camada de blocos de concreto perfurado e lã de rocha, e um revestimento interno capaz de se ajustar às partições dos ambientes.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

O jogo de terraços voltados a sul atua como uma proteção passiva contra a incidência solar excessiva no verão. A dupla orientação das habitações permite ventilação cruzada e melhores condições de iluminação. 

As unidades apresentam esquadrias de alumínio que evitam pontes térmicas e vidros de baixa emissividade na fachada norte.

O sistema de aquecimento com biomassa apresenta níveis mais baixos de emissão de CO2, além de contribuir com uma atividade econômica sustentável, pois utiliza os resíduos da agricultura.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

O aquecimento do piso melhora o conforto térmico e contribui com a economia de energia. Além disso, uma camada de 3cm de isolamento térmico reduz drasticamente a transmissão de ruídos, ajudando a melhorar as qualidades acústicas do edifício.

A redução da demanda de ar-condicionado através da aplicação de um projeto bioclimático e sistemas passivos, somado a melhorias em sistemas de geração envolvendo reduções significativas nas emissões de CO2, fazem com que o edifício receba nota "A" de Classificação Energética.

Diagrama 2
Diagrama 2

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Plaza de la Cultura, Teruel, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "44 Unidades de Habitação Social / Cristina Argos Moras, María Loriente López" [44 Social Housing Units / Cristina Argos Moras, María Loriente López] 20 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-177914/44-unidades-de-habitacao-social-slash-cristina-argos-moras-maria-loriente-lopez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.