O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Comercial
  4. Grécia
  5. KLab architecture
  6. 2013
  7. Apartamentos Urban Stripes / Klab Architecture

Apartamentos Urban Stripes / Klab Architecture

Apartamentos Urban Stripes / Klab Architecture
Apartamentos Urban Stripes / Klab Architecture , © Panos Kokkinias
© Panos Kokkinias

© Panos Kokkinias © Panos Kokkinias © Panos Kokkinias © Panos Kokkinias + 21

  • Arquitetos

  • Localização

    Veikou 37, Atenas, Grécia
  • Arquitetos Responsáveis

    Klab Architecture, Konstantinos Labrinopoulos
  • Equipe de Projeto

    Enrique Ramírez, Veronika Vasileiou, Elena Skorda
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

Isométrico
Isométrico

“Urban Stripes” é um edifício de apartamentos, ou um “polykatoikia” como é conhecido na Grécia esse tipo de edifício. Está localizado em Koukaki, um bairro no centro de Atenas bastante próximo ao novo museu da Acrópolis , projeto de Bernard Tschumi e a antiga fábrica de cerveja "Fix” de Zenetos, um influente arquiteto grego do último século. O bairro é principalmente residencial, construído entre os anos 60 e 70, com a tipologia dos “polykatoikia”.

© Panos Kokkinias
© Panos Kokkinias

Reinterpretando elementos desta tipologia e de outros dois edifícios importantes do entorno, "Urban Stripes” cria uma nova fachada urbana respondendo às condições urbanas e sociais da atualidade.

© Panos Kokkinias
© Panos Kokkinias

O edifício foi projetado quando a crise não era tão evidente em Atenas, e foi concluído quando a crise estava no seu auge. Embora não foi projetado seguindo a onda da bolha de construção civil de apartamentos acabamentos de alto padrão, não é um edifício da crise. É mais um edifício flexível que oferece soluções para diferentes orçamentos e necessidades como era sempre o caso de algumas décadas atrás em Atenas quando “polykatoikia” era um experimento interessante de mistura social e mistura de funções. Normalmente segue a hierarquia de mais luxuosos a partir do topo, distribuindo os espaços de escritórios nos primeiros pavimentos, lojas comerciais no térreo, residencial nos pavimentos intermediários, superiores e no subsolo.

© Panos Kokkinias
© Panos Kokkinias

Apartamentos são definidos através de seu tamanho, posição, planta baixa, corte e sua vista para a Acrópole. Aqui, o tecido urbano está sendo filtrado e a privacidade é importante onde o ambiente urbano denso é dominante. O edifício se vale de linearidade, que cria uma relação direta com o edifício de Zenetos, e de varandas, que foram concebidas através de aberturas lineares em diferentes alturas que mostram ou ocultam partes diferentes do cenário urbano. Justaposta à linearidade, as varandas em balanço atuam como verdadeiros volumes.

© Panos Kokkinias
© Panos Kokkinias

Morar no centro de Atenas hoje em dia é dramaticamente diferente de quando o bairro foi construído, entre 1960-1970. Privacidade e segurança são muito importantes. Vistas controladas, ocultando o que não se quer ver, e permitindo ver o que se quer é importante também. Poluição e ruídos alteram a necessidade de varandas que são essenciais ao funcionamento do apartamento devido ao clima de Atenas, mas não às dimensões em que costumavam ser.

© Panos Kokkinias
© Panos Kokkinias

Em uma cidade cinza como Atenas, a cor branca da fachada realmente se destaca, mas também auxilia na reflexão da intensa radiação solar do verão. O primeiro pavimento será utilizado por escritórios, o que resulta numa fachada diferente, criando uma base para o edifício. A fachada dos fundos utiliza diferentes elementos das fachadas de fundos dos edifícios de Atenas. Utilizando formas características do passado como a escada cilíndrica e aberturas que parecem deslocadas, o edifício possui uma reinterpretação contemporânea das fachadas de fundos quase arbitrárias, sem um projeto real, típica desses edifícios.

© Panos Kokkinias
© Panos Kokkinias

A filtragem necessária, mas muitas vezes à contragosto dos proprietários em relação a essas vistas da quase negligenciada fachada dos fundos, era uma tarefa muito importante que o escritório Klab Architecture teria que fazer. Usando vidros laminados coloridos, propuseram uma vista diferente dessas ruínas urbanas, que se tornaram bastante interessantes.

© Panos Kokkinias
© Panos Kokkinias

Cada pavimento é diferente e seus apartamentos correspondem à diferentes cenários e necessidades. À medida que se aproxima do topo, as vistas da Acrópolis e do Parthenon são cada vez mais surpreendentes. Devido às restrições urbanas o edifício recua a partir do quinto pavimento, criando apartamentos de cobertura com grande transparência para explorar o diálogo com a Acrópolis. As coberturas são feitas de concreto aparente e grande área envidraçada, características essas que são estendidas nos três pavimentos seguintes.

© Panos Kokkinias
© Panos Kokkinias

No interior, os espaços comuns são tratados utilizando alguns elementos tradicionais, como os pisos em mosaicos e bordas e cantarias em mármore, o que permite utilizar uma paleta de cores diferentes para criar identidade e diferenciar cada pavimento.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
KLab architecture
Escritório
Cita: "Apartamentos Urban Stripes / Klab Architecture " [Urban Stripes / Klab Architecture ] 12 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/176548/apartamentos-urban-stripes-slash-klab-architecture> ISSN 0719-8906