O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Carlos Arroyo Arquitectos
  6. 2007
  7. Casa Encuentro, uma casa no Deserto de Tabernas / Carlos Arroyo Arquitectos

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Casa Encuentro, uma casa no Deserto de Tabernas / Carlos Arroyo Arquitectos

Casa Encuentro, uma casa no Deserto de Tabernas / Carlos Arroyo Arquitectos

© Miguel de Guzmán © Miguel de Guzmán © Miguel de Guzmán © Miguel de Guzmán + 19

  • Cliente

    www.belindaeaton.com / www.boutiquevillaspain.wordpress.com
  • Vídeo

    ImagenSubliminal, dirigido por Miguel de Guzmán
  • Musica

    “Happiness Is” (por Podington Bear) www.podingtonbear.com
© Miguel de Guzmán
© Miguel de Guzmán

Descrição enviada pela equipe de projeto. Estamos no Deserto de Tabernas em Almería, um vale famoso por ser a locação de vários filmes, de clássicos como Lawrence das Arábias a consagrados westerns como Por um punhado de Dólares, até filmes recentes como 800 balas, O Caminho e A Ilha.

© Miguel de Guzmán
© Miguel de Guzmán

Um dos desafios do projeto foi intervir em uma mística paisagem, estabelecendo um diálogo e proporcionando um ambientes confortável, e ao mesmo tempo manter o vigor do ambiente natural. Construímos um oásis no qual o elenco principal de um filme por descansar, sem interromper o panorama da câmera. 

Corte
Corte

Os espaços criados são discretos, invisíveis, subterrâneos, camuflados entre as copas das altas árvores. O quarto do proprietário e o estúdio de pintura se misturam ao térreo, construído sob um aclive artificial coberto por vibrantes flores do deserto. No coração do aclive está o quarto. Entre os terraços em diferentes níveis esconde-se um reservatório de água, branco, longo e estreito, que serve como piscina. Os três hectares de terra foram cultivados com oliveiras, cujas azeitonas são processadas e transformadas em azeite em um moinho local.

© Miguel de Guzmán
© Miguel de Guzmán

O projeto consiste parcialmente na requalificação de uma fazenda tradicional, uma construção típica no local, com as paredes caiadas e cobertura plana. As partes mais velhas permanecem virtualmente intocadas, deixando as paredes originais, com suas marcas e irregularidades, aparentes. Apenas substituímos a pavimentação, por baixo da qual as instalações de aquecimento, eletricidade e água passam. 

Axonométrica
Axonométrica

Encuentro significa Encontro, entre o novo e o antigo, entre ficção e realidade, entre os visitantes que poderão alugar parte da casa e seus moradores, mas a casa é, também, um encontro de diferentes necessidades, reunidas e separadas pelo pátio.

© Miguel de Guzmán
© Miguel de Guzmán

O pátio centrai, ambiente delimitado pela varanda e pelo lounge, é protegido com o que chamamos "figueiras instantâneas". Trata-se de uma trama dupla com a silhueta de galhos e folhas de figueira, feita de chapas de aço galvanizado cortado a laser. As duas camadas se complementam em função do ângulo de incidência solar, então, no inverno elas permitem a entrada de luz direta, enquanto que no verão criam uma densa sombra. 

Implantação
Implantação

A oeste, os espaços se mesclam à vegetação, ao terraço e ao aclive artificial. A ala leste da casa é, por outro lado, decididamente ortogonal, alinhada com a estrada que vem da cidade de Tabernas.

© Miguel de Guzmán
© Miguel de Guzmán

A quinze minutos do aeroporto de Almeria e com uma ótima conexão de internet, a antiga fazenda no deserto se torna uma casa hiper-conectada, permitindo que o proprietário trabalhe diariamente na bolsa de valores de uma capital asiática. 

Cita: "Casa Encuentro, uma casa no Deserto de Tabernas / Carlos Arroyo Arquitectos" [Casa Encuentro, A house in the Desert of Tabernas / Carlos Arroyo Arquitectos] 15 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/176473/casa-encuentro-uma-casa-no-deserto-de-tabernas-slash-carlos-arroyo-arquitectos> ISSN 0719-8906