O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Carlos Arroyo Arquitectos
  6. 2007
  7. Casa Encuentro, uma casa no Deserto de Tabernas / Carlos Arroyo Arquitectos

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Casa Encuentro, uma casa no Deserto de Tabernas / Carlos Arroyo Arquitectos

Casa Encuentro, uma casa no Deserto de Tabernas / Carlos Arroyo Arquitectos

© Miguel de Guzmán © Miguel de Guzmán © Miguel de Guzmán © Miguel de Guzmán + 19

  • Cliente

    www.belindaeaton.com / www.boutiquevillaspain.wordpress.com
  • Vídeo

    ImagenSubliminal, dirigido por Miguel de Guzmán
  • Musica

    “Happiness Is” (por Podington Bear) www.podingtonbear.com
© Miguel de Guzmán
© Miguel de Guzmán

Descrição enviada pela equipe de projeto. Estamos no Deserto de Tabernas em Almería, um vale famoso por ser a locação de vários filmes, de clássicos como Lawrence das Arábias a consagrados westerns como Por um punhado de Dólares, até filmes recentes como 800 balas, O Caminho e A Ilha.

© Miguel de Guzmán
© Miguel de Guzmán

Um dos desafios do projeto foi intervir em uma mística paisagem, estabelecendo um diálogo e proporcionando um ambientes confortável, e ao mesmo tempo manter o vigor do ambiente natural. Construímos um oásis no qual o elenco principal de um filme por descansar, sem interromper o panorama da câmera. 

Corte
Corte

Os espaços criados são discretos, invisíveis, subterrâneos, camuflados entre as copas das altas árvores. O quarto do proprietário e o estúdio de pintura se misturam ao térreo, construído sob um aclive artificial coberto por vibrantes flores do deserto. No coração do aclive está o quarto. Entre os terraços em diferentes níveis esconde-se um reservatório de água, branco, longo e estreito, que serve como piscina. Os três hectares de terra foram cultivados com oliveiras, cujas azeitonas são processadas e transformadas em azeite em um moinho local.

© Miguel de Guzmán
© Miguel de Guzmán

O projeto consiste parcialmente na requalificação de uma fazenda tradicional, uma construção típica no local, com as paredes caiadas e cobertura plana. As partes mais velhas permanecem virtualmente intocadas, deixando as paredes originais, com suas marcas e irregularidades, aparentes. Apenas substituímos a pavimentação, por baixo da qual as instalações de aquecimento, eletricidade e água passam. 

Axonométrica
Axonométrica

Encuentro significa Encontro, entre o novo e o antigo, entre ficção e realidade, entre os visitantes que poderão alugar parte da casa e seus moradores, mas a casa é, também, um encontro de diferentes necessidades, reunidas e separadas pelo pátio.

© Miguel de Guzmán
© Miguel de Guzmán

O pátio centrai, ambiente delimitado pela varanda e pelo lounge, é protegido com o que chamamos "figueiras instantâneas". Trata-se de uma trama dupla com a silhueta de galhos e folhas de figueira, feita de chapas de aço galvanizado cortado a laser. As duas camadas se complementam em função do ângulo de incidência solar, então, no inverno elas permitem a entrada de luz direta, enquanto que no verão criam uma densa sombra. 

Implantação
Implantação

A oeste, os espaços se mesclam à vegetação, ao terraço e ao aclive artificial. A ala leste da casa é, por outro lado, decididamente ortogonal, alinhada com a estrada que vem da cidade de Tabernas.

© Miguel de Guzmán
© Miguel de Guzmán

A quinze minutos do aeroporto de Almeria e com uma ótima conexão de internet, a antiga fazenda no deserto se torna uma casa hiper-conectada, permitindo que o proprietário trabalhe diariamente na bolsa de valores de uma capital asiática. 

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa Encuentro, uma casa no Deserto de Tabernas / Carlos Arroyo Arquitectos" [Casa Encuentro, A house in the Desert of Tabernas / Carlos Arroyo Arquitectos] 15 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/176473/casa-encuentro-uma-casa-no-deserto-de-tabernas-slash-carlos-arroyo-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.