O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Posto De Saúde
  4. Espanha
  5. Irisarri Piñera Arquitectos
  6. 2007
  7. Centro Médico em Muros / Irisarri Piñera Arquitectos

Centro Médico em Muros / Irisarri Piñera Arquitectos

Centro Médico em Muros / Irisarri Piñera Arquitectos
Centro Médico em Muros / Irisarri Piñera Arquitectos, © Juan Rodríguez
© Juan Rodríguez

© Juan Rodríguez © Juan Rodríguez © Juan Rodríguez © Juan Rodríguez + 29

  • Estrutura

    Antonio Reboreda Martínez
  • Mecânica

    Ana Mª Vigo, Manuel López, Lourdes Rey Rey, Fátima Iglesias González
  • Empreiteira

    Sancho Páramo Cerqueira
  • Construtora

    Construcciones Abal S.L.
  • Mais informações Menos informações
© Juan Rodríguez
© Juan Rodríguez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Três materiais geram diversas atmosferas que desencadeiam na experiência do usuário em busca da presença dos objetos na paisagem, no controle das relações entre espaço construído e ambiente. 

© Juan Rodríguez
© Juan Rodríguez

O envelope de vidro com estrutura em madeira oferece múltiplas sombras e uma extraordinária capacidade de interação com as condições ambientais. O vidro da fachada externa varia entre um véu, formando uma fachada porosa, e uma parede translúcida porém espessa, com a madeira entre dois planos de vidro. 

© Juan Rodríguez
© Juan Rodríguez

Assim, o edifício se adapta às condições de luz; da aparência de um volume cristalino esculpido, a um galpão de paliçadas. Os pátios oferecerão diversas atmosferas assim que a vegetação crescer, já que cada um deles terá uma densidade e peculiaridade própria, que se transformará durante o ano. 

© Juan Rodríguez
© Juan Rodríguez

A riqueza de sombras que pode ser obtida, tornando a estrutura da fachada mais ou manos presente, ajuda no controle climático do edifício.

© Juan Rodríguez
© Juan Rodríguez

Os elementos estruturais em madeira deram a espessura necessária à fachada, criando uma proteção contra a incidência solar. 

Corte
Corte

A fachada de vidro forma um prisma que cria diversos pátios que são invadidos pelo jardim. Os cortes destes pátios revelam um interior diferente do exterior. Mais artificiais, de aço galvanizado, quee recebem a parte privada do programa, enquanto que os espaços transversais definem as áreas dos pacientes. 

© Juan Rodríguez
© Juan Rodríguez

As fachadas são paredes translúcidas que conectam o ambientes internos com o exterior e revelam sua própria espessura, com a estrutura de madeira em seu interior. 

Planta do primeiro pavimento
Planta do primeiro pavimento

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Médico em Muros / Irisarri Piñera Arquitectos" [Muros Health Center / Irisarri Piñera Arquitectos] 07 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/174730/centro-medico-em-muros-slash-irisarri-pinera-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.