O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço Público
  4. Espanha
  5. Lola Domenech
  6. 2012
  7. Edifício Multifamiliar / Lola Domenech + Antonio Montes

Edifício Multifamiliar / Lola Domenech + Antonio Montes

Edifício Multifamiliar / Lola Domenech + Antonio Montes
Edifício Multifamiliar / Lola Domenech + Antonio Montes, © Adrià Goula
© Adrià Goula

© Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula + 26

  • Arquitetos

  • Localização

    Manresa, Barcelona, Espanha
  • Equipe Redatora

    Lola Domènech, Antonio Montes
  • Gerenciamento Obras

    Lola Domènech, Antonio Montes
  • Estrutural

    Robert Brufau, Carles Jaen- BOMA S.L
  • Colaboradores

    Jason Portell, Emily Rivers, Carolina Alonso
  • Arquiteto Técnico

    J.R. Soldevila, Xavier Morros
  • Instalações do estacionamento

    DIS
  • Instalações das habitações

    Avantconsultors
  • Área

    7.347 m²
  • Ano do Projeto

    2012
  • Fotografias

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício de 44 apartamento destinados à habitação social, um espaço comercial e um estacionamento faz parte do programa de renovação e revitalização urbana do Centro Histórico de Manresa. O projeto especial elaborado a partir da Prefeitura de Manresa levantou uma ideia importante e ambiciosa para reviver uma área da cidade que se encontrava no limiar do abandono. Com esta intervenção, a Prefeitura conseguiu reviver este bairro criando um conjunto integrado de espaços públicos, edifícios residenciais, estabelecimentos comerciais e estacionamento público.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

O projeto deste edifício de apartamentos destinados à habitação social teve como objetivo principal criar residências dignas atendendo às premissas de manutenção mínimas exigidas pela Prefeitura e respondendo à critérios de sustentabilidade e eficiência energética.

O edifício resolve o programa funcional estabelecendo um estreito diálogo com os espaços públicos do seu entorno. Aproveitando os diferentes níveis das ruas e da praça existente, o projeto estabelece uma relação direta entre o funcionamento do edifício e o entorno urbano.

Na fachada sul, o edifício dialoga com a praça que abriga uma antiga chaminé existente e uma nova passarela que comunica com o centro histórico situado numa cota superior.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

A planta irregular do edifício se adapta aos limites construídos e do terreno, criando fachadas para duas ruas, para a praça existente e deixando um pátio aberto na parte posterior.

O programa dos apartamentos - todos com ventilação cruzada - se desenvolve majoritariamente em três níveis, chegando a 4 pavimentos no extremo sul. O estacionamento, concentrado em três pavimentos semi enterrados, se estende sob a praça. Aproveitando o desnível gerado entre a rua e a praça, cria-se uma fachada ventilada de placas de aço galvanizado que garante a ventilação natural do estacionamento,

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Dois núcleos de aceso localizados nos extremos do edifício e um corredor irregular aberto ao pátio interno conduzem aos diferentes apartamentos.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Com o objetivo de acolher uma ampla diversidade de usuários, foram projetadas diversas tipologias de apartamentos com áreas de 45, 60,70 e 90 m². No térreo se concentram alguns espaços de instalações, um local comercial com fachada para a praça e os apartamentos duplex.

Nas fachadas leste, sul e oeste, uma galeria ao londo de todo o perímetro, delimitada por um fechamento das placas de alumínio móveis, abriga uma varanda ventilada e protegida para cada apartamento.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Este fechamento garante a proteção visual e solar das fachadas mais expostas ao sol. Trata-se de uma envoltória única, dinâmica e variável que se transforma diariamente em função das necessidades de iluminação e visual de cada usuário.

O edifício foi desenhado atendendo a critérios de sustentabilidade e ecoeficiência: ventilação cruzada em todos os apartamentos, sistemas construtivos secos para os espaços internos, painéis pré-fabricados na fachada, sistema de controle solar com painéis móveis de alumínio, além do recolhimento de águas pluviais e reciclagem de águas cinzas. Para garantir a eficiência energética do edifício foi previsto um sistema de aquecimento misto - com coletores solares e gás - que alimenta o circuito de água quente dos banheiros.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Planta Baixa
Planta Baixa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Edifício Multifamiliar / Lola Domenech + Antonio Montes" [Edificio Plurifamiliar / Lola Domenech + Antonio Montes] 07 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/174394/edificio-multifamiliar-slash-lola-domenech-plus-antonio-montes> ISSN 0719-8906