Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Centro de Pesquisa e Produção para Produtos Farmacêuticos e Alimentícios / Ramón Fernández-Alonso

Centro de Pesquisa e Produção para Produtos Farmacêuticos e Alimentícios / Ramón Fernández-Alonso

Cortesia de Ramón Fernández-Alonso © Fernando Alda  Cortesia de Ramón Fernández-Alonso Cortesia de Ramón Fernández-Alonso + 15

  • Orçamentos E Especificações: Miguel Ángel Jiménez Dengra
  • Engenheiro: Esteban Vargas
  • Colaboradores: Alfonso Montilla, Jorge Mingorance, Gonzalo Arias Building contractor: Invester U.T.E.
  • Construção: Terres S.L.
  • Incorporação: Fundación Parque Tecnológico de Ciencias de la Salud de Granada
  • Orçamento: 15.419.631,24 euros
Mais informações Menos informações
Cortesia de Ramón Fernández-Alonso
Cortesia de Ramón Fernández-Alonso

Descrição enviada pela equipe de projeto. Fábricas para manufaturar bens alimentícios e produtos farmacêuticos dão origem à processos produtivos que compartilham áreas comum em certos casos. Esse projeto foi portanto, desenvolvido para identificar esses pontos comuns e os combinar; para organizar os padrões de trânsito para mesclá-los em áreas espaciais e estruturarem o projeto funcional em três pavimentos dentro de um único edifício.

Planta Baixa Pavimento Superior
Planta Baixa Pavimento Superior

O último pavimento é dedicado à pesquisa, o pavimento inferior à produção (operação e manipulação), e o pavimento intermediário à apresentação (instrução).

Cortesia de Ramón Fernández-Alonso
Cortesia de Ramón Fernández-Alonso

As áreas mais específicas de movimento estão organizadas a partir da entrada do edifício no pavimento intermediário. As salas de troca estão localizadas no pavimento superior, evitando misturar fluxos contrários e fazendo melhor uso dos núcleos de circulação vertical sem misturar os padrões de fluxo. Toda a planta baixa está organizada em torno de um eixo, um corredor central localizado no pavimento superior, o que permite acesso às duas plantas baixas - Produção e Bens Alimentícios - assim como organiza e estrutura o edifício através da criação da hierarquia das áreas dentro resto do edifício. No pavimento mais baixo, a divisão da área de carga e discarga do setor de Produtos e Materiais em duas partes com acessos externos independentes o torna um espaço espacialmente organizado e prático, acrescentando lógica e aspecto sequencial ao processo que começa com o descarregamento de materiais crus e termina com o carregamento de produtos acabados sem cruzar os padrões de fluxos. A sala de geração de energia está localizada neste andar, separado do resto do edifício, enquanto que a sala de condicionamento de ar de todo o edifício está localizado no mezanino.

Cortesia de Ramón Fernández-Alonso
Cortesia de Ramón Fernández-Alonso

A luz no Pavimento Superior é uniforme, com exposição norte. As luzes dos laboratórios vêem de clarabóias na cobertura - estes elementos estão apoiados em vigas de concreto armado, o que garante que não estejam expostas à orientação solar sul.

Corte
Corte

No pavimento inferior, a luz da orientação leste oeste é filtrada: a área de tráfego elevado protege o edifício da luz oeste. Luz proveniente do leste entra através de uma abertura na cobertura, na lâmina d'água na Fachada do Campus.

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Granada, Espanha

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Pesquisa e Produção para Produtos Farmacêuticos e Alimentícios / Ramón Fernández-Alonso" [Research and Production Plant for Pharmaceutical and Food Products / Ramón Fernández-Alonso] 03 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/173894/centro-de-pesquisa-e-producao-para-produtos-farmaceuticos-e-alimenticios-slash-ramon-fernandez-alonso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.