O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Portugal
  5. EZZO
  6. 2013
  7. Casa Flor / EZZO

Casa Flor / EZZO

Casa Flor / EZZO
Casa Flor / EZZO, © João Ferrand
© João Ferrand

© João Ferrand © João Ferrand © João Ferrand © João Ferrand + 22

  • Arquitetos

  • Localização

    Porto, Portugal
  • Arquiteto responsável

    César Machado Moreira
  • Colaborador

    João Pedro Leal
  • Área

    120.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

Planta baixa
Planta baixa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Casa Flor envolveu a remodelação de uma pequena casa antiga, visando proporcionar espaço para acomodar um único cliente. A proposta inclui a restauração do térreo existente, a demolição do primeiro pavimento e a construção de um novo pavimento superior. O edifício está implantado em uma região tombada, o que impulsionou uma resposta única para o contexto histórico. A geometria, orientação e tamanho da construção são definidas pelas restrições do terreno. 

© João Ferrand
© João Ferrand

No terreno, os edifícios existentes são idiossincráticos de suas tipologias, com perfis marcados pelos telhados inclinados. Estas construções são detalhadas de um modo utilitário, com a honestidade de materiais e detalhes que se poderia esperar. Em resposta a esta condição, o projeto do novo edifício faz uma clara referência aos elementos históricos do entorno. Uma residência de dois pavimentos com caráter e personalidade, respeitosa com o entorno e que tira proveito das vistas do local.

© João Ferrand
© João Ferrand

Internamente, o projeto buscava criar uma série de espaços contemporâneos fluidos, permitindo um nível maior de flexibilidade, conectando os espaços internos do térreo, conformando um único grande espaço: estar, jantar e cozinha. Duas escadas garantem a conectividade entre os espaços inferiores e superiores (quartos e espaço de estudos).

© João Ferrand
© João Ferrand

A principal ambição da proposta era criar uma residência que, com o tempo, viesse a refletir a abordagem contemporânea da renovação, criando um ambiente flexível para quem fosse viver lá. 

© João Ferrand
© João Ferrand

Acessível através de um caminho de apenas 2 metros de largura e ladeado por casas antigas, externamente o edifício é envolvido por uma pele homogênea que tem origem na paisagem. Esta relação entre o edifício e a rua retém as associações históricas mencionadas e, de modo similar, permite que uma forma escultórica contemporânea se insira confortavelmente neste contexto. 

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
EZZO
Escritório
Cita: "Casa Flor / EZZO" [Flower House / EZZO] 29 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/171071/casa-flor-slash-ezzo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.