Casa Flor / EZZO

Casa Flor / EZZO

© João Ferrand© João Ferrand© João Ferrand© João Ferrand+ 22

Porto, Portugal
  • Arquitetos: EZZO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo Fotografias:  João Ferrand
  • Engenharia:Penman Ldª
  • Construtor:Van Urbis
  • Cidade:Porto
  • País:Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Planta baixa
Planta baixa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Casa Flor envolveu a remodelação de uma pequena casa antiga, visando proporcionar espaço para acomodar um único cliente. A proposta inclui a restauração do térreo existente, a demolição do primeiro pavimento e a construção de um novo pavimento superior. O edifício está implantado em uma região tombada, o que impulsionou uma resposta única para o contexto histórico. A geometria, orientação e tamanho da construção são definidas pelas restrições do terreno. 

© João Ferrand
© João Ferrand

No terreno, os edifícios existentes são idiossincráticos de suas tipologias, com perfis marcados pelos telhados inclinados. Estas construções são detalhadas de um modo utilitário, com a honestidade de materiais e detalhes que se poderia esperar. Em resposta a esta condição, o projeto do novo edifício faz uma clara referência aos elementos históricos do entorno. Uma residência de dois pavimentos com caráter e personalidade, respeitosa com o entorno e que tira proveito das vistas do local.

© João Ferrand
© João Ferrand

Internamente, o projeto buscava criar uma série de espaços contemporâneos fluidos, permitindo um nível maior de flexibilidade, conectando os espaços internos do térreo, conformando um único grande espaço: estar, jantar e cozinha. Duas escadas garantem a conectividade entre os espaços inferiores e superiores (quartos e espaço de estudos).

© João Ferrand
© João Ferrand

A principal ambição da proposta era criar uma residência que, com o tempo, viesse a refletir a abordagem contemporânea da renovação, criando um ambiente flexível para quem fosse viver lá. 

© João Ferrand
© João Ferrand

Acessível através de um caminho de apenas 2 metros de largura e ladeado por casas antigas, externamente o edifício é envolvido por uma pele homogênea que tem origem na paisagem. Esta relação entre o edifício e a rua retém as associações históricas mencionadas e, de modo similar, permite que uma forma escultórica contemporânea se insira confortavelmente neste contexto. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Flor / EZZO" [Flower House / EZZO] 29 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-171071/casa-flor-slash-ezzo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.