Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. elii
  6. 2013
  7. Didomestic / Elii

Didomestic / Elii

Didomestic / Elii
  • Arquitetos

  • Localização

    Madrid, Espanha
  • Arquiteto responsável

    Uriel Fogué, Eva Gil, Carlos Palacios
  • Área

    5760.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Miguel de Guzmán © Miguel de Guzmán © Miguel de Guzmán © Miguel de Guzmán + 22

  • Colaboradores

    María Sole Ferragamo, Miguel Galán, Pablo Martín de la Cruz
  • Contratante

    Dionisio Torralba Construcciones
© Miguel de Guzmán
© Miguel de Guzmán

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escopo do projeto inclui desde o desenvolvimento de uma proposta funcional e adaptável até a requalificação da estrutura, isolamento, instalações e a modernização dos sistemas construtivos existentes. 

Lower Floor Plan
Lower Floor Plan

A abordagem usada remove todos os obstáculos do piso, proporcionando maior flexibilidade. Dois elementos básicos foram usados: primeiramente o núcleo central, que compreende a escada, algumas prateleiras e a despensa. Este núcleo conecta o nível de acesso e o espaço abaixo da cobertura e permite, que a luz natural adentre através do telhado até a sala de estar. Em segundo lugar, há duas faixas para os elementos funcionais (cozinha, banheiro, espaço de armazenamento e aparelhos domésticos).

Didomestic / Elii, © Miguel de Guzmán
© Miguel de Guzmán

O arranjo básico é complementado por duas estratégias que proporcionam flexibilidade para os espaços domésticos. Primeiramente, os painéis móveis que estão integrados ao núcleo e se deslocam através de trilhos. Estes painéis podem ser usados para criar arranjos diferentes, como por exemplo acrescentar um quarto de hóspedes, separar a cozinha da sala de estar ou abrir o totalmente o pavimento para uma festa. Os painéis apresentam partes transparentes para que a luz natural que entra pela cobertura possa penetrar nestes espaços criados. 

© Miguel de Guzmán
© Miguel de Guzmán

A segunda estratégia são as portas escondidas integradas ao forro do pavimento de acesso e ao piso do mezanino que abrigam as demais funções domésticas. As portas do forro podem ser abertas através de puxadores presos nas paredes. Estes puxadores ativam polias que fazem descer alguns móveis (como mesas e bancos) ou objetos. Além disso, o piso do espaço sob a cobertura apresenta uma série de portas invisíveis que podem ser abertas para alterar a funcionalidade do espaço superior, onde estão os quartos.

© Miguel de Guzmán
© Miguel de Guzmán

Todos estes elementos estão integrados ao piso e ao forro, surgindo e desaparecendo segundo a vontade dos usuários. As portas ocultas e os painéis deslizantes complementam a configuração básica, atendem às necessidades de cada momento e proporcionam diferentes combinações de layout. 

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Didomestic / Elii" [Didomestic / Elii] 28 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/170844/didomestic-slash-elii> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.