Casa 12.20 / Alex Nogueira

Casa 12.20 / Alex Nogueira

© André Barbosa© André Barbosa© André Barbosa© André Barbosa+ 24

Campo Grande, Brasil
  • Arquitetos: Alex Nogueira
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  45
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo Fotografias:  André Barbosa
  • Paisagismo:Alex Nogueira e Gisele Nogueira Yallouz
  • Projeto Estrutural:José Francisco de Lima
  • Projetos Complementares:Paulo Moreira Silveira
  • área Do Terreno:720 m²
  • Equipe De Projeto:Anderson Katsushi Watabe, Eliseu Cordeiro Nicolini Junior
  • Cidade:Campo Grande
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© André Barbosa
© André Barbosa

A busca pela simplicidade, a reverências aos cânones de outrora, a intenção clara de utilizar a arquitetura como um demarcador de território e forma de expressão da “diferença”. Essas são algumas das necessidades que guiaram o programa do abrigo (intencionalmente ou não), por mais que estrutura metálica seja comum há muito anos, são facilmente numeráveis os exemplares voltados à habitação presentes nesta cidade periférica (Campo Grande/MS, mesmo beirando um milhão de habitantes, preza pelo “convencionalismo”), o caráter geométrico e fortemente ortogonal, parte, talvez, de uma natureza controladora, fruto do modernismo ou da personalidade .

© André Barbosa
© André Barbosa

A proposta elevada do solo liga-se ao terreno de forma mais generosa no fundo, onde uma porta de vidro que responde por praticamente toda a fachada posterior, dá acesso ao deck, e a vista permanente do jardim, onde o céu local e uma escultura amarela feita com as sobras da estrutura metálica (perfis “I” da Gerdau) dominam a micro-paisagem, o universo particular. Essa grande abertura para o fundo contrasta fortemente com a frente hermética e fechada, tanto por questões de privacidade como por proteção solar, onde um pano de brises metálicos horizontais resolve essas e outras questões.

© André Barbosa
© André Barbosa

A estrutura é aparente e mista, tanto o concreto armado como os perfis metálicos fazem parte da proposta estética, seja pelo seu aspecto visual inerente e explicitado, seja pelos vãos e balanços alcançados, um jogo que tenta ser sutil e objetivo. 

© André Barbosa
© André Barbosa

Com forte desejo integrador a planta se resume em um grande ambiente modulado que se divide basicamente em três necessidades: conviver, alimentar e repousar, como normalmente acontece, os móveis cumprem importante papel na ambientação e “fragmentação” desses espaços. O banheiro é o único recinto isolado, e mesmo dividindo a parede hidráulica com a cozinha, seu acesso está voltado ao quarto. Os 45 metros quadrados refletem um projeto de pequenas ambições privadas, poucas linhas, poucos materiais, poucos ambientes e um pouco de personalidade. 

Corte AB
Corte AB

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 12.20 / Alex Nogueira" 23 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-170184/casa-12-dot-20-slash-alex-nogueira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.