O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Pontes
  4. Espanha
  5. Grupo Aranea
  6. Vale Torcido / Grupo Aranea

Vale Torcido / Grupo Aranea

  • 22:00 - 21 Janeiro, 2014
  • Traduzido por Isabela Costa
Vale Torcido / Grupo Aranea
Vale Torcido / Grupo Aranea, © Jesus Granada
© Jesus Granada

© Jesus Granada © Jesus Granada © Jesus Granada © Jesus Granada + 12

  • Arquitetos

  • Localização

    Elche, Alicante, Espanha
  • Equipe de Projeto

    Francisco Leiva Ivorra, Marta García Chico, Antoni Baile Jiménez Prócoro del Real Baeza
  • Arquiteto Técnico

    Cristina Alesón Carbonell, Maria Jesús Baeza Alemany
  • Colaboradores

    Martín López Robles, Luis Navarro Jover, Benjamín Javier Pérez López, Marian Almansa Frías, Jordi Quiñonero Oltra, Anna Pont Solbes, Ágata Alcaraz Vicente
  • Construtora

    Los Serrano
  • Área

    115000.0 m2

Descrição enviada pela equipe de projeto. O vale torcido visa recuperar o rastro do tráfego de pedestres. Desde as obras de canalização que foram feitas nos anos 70 a continuidade do Canyon de Elche foi definitivamente enviesada. Durante anos, os cidadãos da cidade passaram por este lugar sem apreciá-los.

Este acidente geográfico (que chega a 40 metros de profundidade) dá à cidade uma chance de viajar em poucos minutos a uma área de elevada qualidade ambiental. Propomos um sistema que pode ser adaptado às complexidades geográficas e administrativas do lugar, a negociação com todos os agentes que reivindicam o espaço como seu pertence, para torná-lo mais acessível e multiplicar o uso público das encostas íngremes.

© Jesus Granada
© Jesus Granada

O sistema mostra sua flexibilidade ao ser ajustado através de um processo participativo que agrupou cidadãos e coletivos da cidade por um mês. Os pontos principais a serem conectados, áreas de interesse especial, uma grande gama de usos desejáveis... foram incorporados ao projeto e começaram a definir o trançado.

Após esta primeira etapa, o sistema foi testado novamente, gerindo as complexas e contraditórias relações entre vários interlocutores administrativos responsáveis ​​pelo local: Confederação Hidrográfica do Jucar, Departamento de Meio Ambiente, Departamento de Patrimônio, Comunidade de la Acequia de Marchena, Águas de Elche e a Câmara Municipal de Elche

© Jesus Granada
© Jesus Granada

O sistema tem como objetivo dar voz ao rio Vinalopó. Os traçados sinuosos não têm relação com a ortogonalidade da cidade. Estas linhas onduladas dão forma as encostas. Oferecem rotas mais confortáveis ​​e incorporam a possibilidade de cruzar o rio para continuar o passeio. Os caminhos que fluem através do intocável leito do rio canalizado por concreto, tornam-se os símbolos da reconquista. E eles amenizam a oposição entre a ponte e o caminho, tornando-se um pensamento gráfico resolvido por uma abstração material. A única ponte torna-se uma rede de trilhas que dobram, curvam, esticam, apertam, dispersam e, claro, torcem. A vegetação também é um material. Espécies e árvores nativas ajudam a construir a sombra da floresta. Um sistema baseado na experiência, compreensão e empatia para se conectar com elegância, as duas seções que dividem Elche.

© Jesus Granada
© Jesus Granada

O vale já começou a ser implantado, agora reduzido a infraestruturas mínimas, e ao longo do tempo permitirão o florescimento de atividades urbanas.

Planta Pavimento Térreo
Planta Pavimento Térreo

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Grupo Aranea
Escritório
Cita: "Vale Torcido / Grupo Aranea" [Twisted Valley / Grupo Aranea] 21 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/169960/vale-torcido-slash-grupo-aranea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.