Garagem Subterrânea / Carlo Bagliani

Garagem Subterrânea / Carlo Bagliani

© Anna Positano © Nuvola Ravera © Anna Positano © Anna Positano + 12

Gênova, Itália
© Nuvola Ravera
© Nuvola Ravera

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse espaço era um edifício novo entre 2005 e 2007, projetado pelos arquitetos Carlo Bagliani + Vittorio Caponnetto + Valter Scelsi do SP10 como uma grande garagem para automóveis, e foi posteriormente publicado em 2011 pela Casabella (n.799) como um "espaço para a arte". Em 2013 o espaço interior foi completamente redesenhando por Carlo Bagliani (com Stefano Mattioni e Pamela Cassisa) a fim de acomodar um novo escritório de arquitetura.

Corte A
Corte A

O espaço foi construído como uma garagem subterrânea (naquele momento era o único uso permitido pela legislação), mas foi utilizado quase imediatamente como um espaço temporário para arte (quando foi projetado já estávamos pensando nesse futuro destino). Durante esse período o espaço também foi utilizado por um pintor informal, como um ateliê.

© Anna Positano
© Anna Positano

Então, quando o SP10 encerrou suas atividades, decidiram estabelecer um novo escritório de arquitetura nesse espaço e reformulá-lo para esse novo destino. O escritório está localizado em um bairro residencial bastante populoso ao leste de Gênova, somente a alguns quilômetros do centro. É um edifício independente com um grande jardim rodeado por prédios de seis pavimentos.

Planta Baixa
Planta Baixa

O novo projeto começou a partir de princípios básicos a fim de respeitar o espaço original desenhado pelo SP10, utilizando o mínimo esforço para adaptá-lo à sua nova função. Somente três espaços isolados foram concebidos: uma sala de reuniões, um espaço para banheiros e um espaço para o arquivo. O arquivo é um monólito sombrio e dramático, no meio do espaço aberto, que pode ser transferido de lugar criando assim diferentes áreas.

© Nuvola Ravera
© Nuvola Ravera

As superfícies inteiras foram isoladas e depois pintadas de preto (borracha para o piso, pintura para as paredes e teto). Na rampa da garagem foi criada uma plataforma para a recepção com uma grande abertura.

© Nuvola Ravera
© Nuvola Ravera

A maior parte do maquinário foi concentrado em um mesmo espaço (o sistema elétrico no solo, o ar-condicionado em uma parede isolada abaixo da grande abertura) a fim de obter amplas superfícies limpas (todo o teto do espaço aberto e grande parte das paredes).

© Anna Positano
© Anna Positano

Também os móveis de madeira e metal (projetados por Antonio Norero, SP10) concentraram-se em uma sequência compacta, cada mesa possui duas lâmpadas, criando efeitos variáveis de luz e sombras no teto e no espaço aberto. O escritório é muito confortável, como uma caverna escura e silenciosa olhando para o gramado ensolarado através da grande abertura.

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Via Luigi Arnaldo Vassallo, 16146 Gênova, Itália

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Garagem Subterrânea / Carlo Bagliani" [Underground Garage / Carlo Bagliani] 17 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/168947/garagem-subterranea-slash-carlo-bagliani> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.