O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centros De Saúde
  4. Espanha
  5. Virginiaarq
  6. 2013
  7. Centro de Saúde em Babia / Virginiaarq

Centro de Saúde em Babia / Virginiaarq

Centro de Saúde em Babia / Virginiaarq
Centro de Saúde em Babia / Virginiaarq, © Jara Varela
© Jara Varela

© Jara Varela © Jara Varela © Jara Varela © Jara Varela + 21

  • Arquitetos

  • Localização

    LE-481, San Emiliano, León, Espanha
  • Arquiteto responsável

    Virginia González Rebollo
  • Promovido por

    Gerencia Regional de Salud de Castilla y León, SACYL
  • Área

    1318,0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

Centro de Saúde em Babia / Virginiaarq, © Jara Varela
© Jara Varela

Descrição enviada pela equipe de projeto. A premissa fundamental na concepção deste projeto é dupla: primeiramente, a máxima racionalização do plano funcional definido pelo governo local e, em segundo lugar, o estudo do melhor posicionamento e iluminação baseado nas condições geográficas e climáticas da região rochosa de Bavia. 

Planta do primeiro pavimento
Planta do primeiro pavimento

A primeira premissa é resolvida ao se concentrar a maior parte do programa funcional e das áreas de fluxo mais intenso de pessoas no pavimento inferior. Assim soluciona-se a maior parte das questões de acessibilidade do edifício.

© Jara Varela
© Jara Varela

A segunda premissa se baseia na busca pela luz natural em todos os ambientes do edifício. Prestando especial atenção no posicionamento das aberturas em diferentes partes do complexo e respeitando a orientação solar, busca-se garantir o melhor desempenho energético e as maiores condições de conforto térmico. 

© Jara Varela
© Jara Varela

Para resolver adequadamente estas duas premissas, o edifício foi implantado ao redor de um pátio central. Isto representa a solução ideal para se concentrar no nível inferior todos os espaços necessários para atendimento médico.

Fachada + Cortes
Fachada + Cortes

O edifício é concebido, em termos de volume, como uma estrutura de concreto com uma cobertura metálica inclinada. Esta foi a melhor solução encontrada dadas as condições climáticas da região, com severas tempestades de neve durante o inverno. Os materiais escolhidos foram o concreto e a telha de zinco, que garantem durabilidade, baixos custos de manutenção e possibilidade se posterior reciclagem. Estes materiais proporcionam uma personalidade distinta, bem definida para o edifício, sem impor uma distorção visual em meio às vilas do entorno. 

© Jara Varela
© Jara Varela

Dois acessos diferentes garantem o bom funcionamento do centro de saúde. Pode-se acessar a Área de Emergências e a área de visitas regular de modo independente, porém, estes acessos apresentam uma conexão entre si que pode ser usada quando necessário.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Saúde em Babia / Virginiaarq" [Babia Health Center / Virginiaarq] 19 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/168780/centro-de-saude-em-babia-slash-virginiaarq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.