O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Museu
  4. Croácia
  5. Radionica Arhitekture
  6. 2013
  7. Museu Arqueológico Vučedol / Radionica Arhitekture

Museu Arqueológico Vučedol / Radionica Arhitekture

  • 18:00 - 16 Janeiro, 2014
  • Traduzido por Isabela Costa
Museu Arqueológico Vučedol / Radionica Arhitekture
© Boris Cvjetanović
© Boris Cvjetanović
  • Arquitetos

  • Localização

    Vukovar, Croácia
  • Architect in Charge

    Iva Pejić, Goran Rako, Josip Sabolić, Mario Škarijot
  • Exhibition

    Vanja Ilić
  • Área

    2500.0 m²
  • Ano do projeto

    2013

© Boris Cvjetanović © Boris Cvjetanović © Boris Cvjetanović © Boris Cvjetanović + 14

  • Construção

    Radionica statike
  • Instalação

    Arhingtrade d.o.o. & KGH d.o.o
  • Empreiteiro

    Ing-Grad d.o.o. & Monte-Mont d.o.o
© Boris Cvjetanović
© Boris Cvjetanović

Descrição enviada pela equipe de projeto. O prédio do museu é um percurso que os visitantes sobem para superar a diferença de nível de cerca de vinte metros, a partir da estrada de acesso ao platô em que os achados arqueológicos da cultura Vučedol foram encontrados. Ao atravessar o museu os visitantes obtém todas as informações necessárias sobre a cultura Vučedol, e chegam ao terreno das sondagens arqueológicas conscientes da importância e do significado daquele lugar. As áreas de exposição do museu são uma série de terraços que lentamente adaptam-se à topografia.

As aberturas para noroeste são orientadas em direção ao rio Danúbio. Em vez de chegar ao platô arqueologico através do museu pode-se usar telhado verde em serpentina do museu.

Museu Arqueológico Vučedol / Radionica Arhitekture, © Boris Cvjetanović
© Boris Cvjetanović

Vučedol está localizado na margem direita do rio Danúbio, 4,5 km a jusante do centro de Vukovar. A cultura Vučedol (3000 - 2400.g.pr.Kr) que dá nome ao museu, é contemporânea ao período sumério na Mesopotâmia, ao Reino Antigo do Egito e aos primórdios de Troia. Em sua fase inicial era localizada no Srijem e na Eslavônia Oriental, e na fase final se espalhou por toda a Croácia e partes de 11 países da Europa Central e Oriental.

Os primeiros achados arqueológicos no local foram feitos pela família Streim no final do século XIX, ela era proprietária das terras de Vučedol e quem reconstruiu a casa ainda presente no parque arqueológico. Isso levou a mais pesquisas, das quais a mais notável foi a feita em 1938, quando um arqueólogo alemão, Robert R. Schmidt, escavou Megaron e encontrou o famoso Vucedol Dove.

© Boris Cvjetanović
© Boris Cvjetanović

Toda Gradac era um centro de fundição, e foi devido a moldagem e dos gases tóxicos liberados a partir desse processo que Gradac foi separada do restante da aldeia. Atuava como uma espécie de acrópole e centro religioso da aldeia. As casas Vučedol tem inúmeras tumbas cilíndricas que eram utilizadas ​​para armazenagem, e às vezes como os túmulos dos animais e seres humanos sacrificados em rituais. As casas Vučedol são caracterizadas por seus cantos arredondados e paredes de vime revestidas com argila, além de contarem com uma grande lareira em seu centro.

A investigação sistemática de Vučedol começou em 1984, e desde o início das escavações, existia a ideia de uma museu arqueológico no local das escavações. A pesquisa parou no início dos anos 1990 por causa da guerra e foram retomadas em 2000, após a "desmineração" da área.

© Boris Cvjetanović
© Boris Cvjetanović

O sítio arqueológico estende-se a pouco mais de 6 acres e é em grande parte coberto com bosques e vinhedos. O terreno erige de cerca de 90 m, onde a entrada para o museu está a aproximadamente a 110 m, de onde o terreno de Gradac está localizado. Os principais edifícios do parque são: o museu, a Villa Streim restaurada (que servirá como um centro de pesquisa para os arqueólogos), oficinas de antigas técnicas de artesanato (para demonstrações de artesanato da cultura Vučedol), construção subterrânea nas terras de Gradac e, acima, o edifício reconstruído de Megaron..

A idéia básica por trás do conceito do museu foi a integração no terreno, o que é alcançado através do projeto do museu, que é em grande parte enterrado no solo e apenas a fachada está aberta à paisagem. A sua forma, como uma serpentina, acompanha o terreno, e seus terraço verde pode chegar aos sítios arqueológicos acima do museu. A integração com o terreno é obtida, além do uso da forma de serpentina, também ao selecionar materiais, como o tijolo para o revestimento exterior, um material natural que muito se assemelha ao chão do local.

© Boris Cvjetanović
© Boris Cvjetanović

O interior do museu é dividido em seções diferentes. O pavimento térreo conta com café e vestiários, projetados para os visitantes. Escritórios e armazéns são acessíveis a partir do térreo e estão parcialmente enterrados. O restante do espaço de exposição interno é dividido em vários níveis, interligados com rampas. Em níveis distintos de espaços de exposição, é possível sair do museu, e continuar em com a visitação na superfície do telhado. Devido ao fato de que a construção está em sua maioria enterrada, e também devido a profundidade do espaço, os átrios foram projetados para iluminar ainda mais o espaço interno.

Toda a estrutura do museu é feita de concreto armado. É constituída por uma laje de fundação e as paredes longitudinais entre cada serpentina, paredes trapezoidais transversais, vigas longitudinais e transversais e lajes de telhado. O tratamento do interior é simples; as paredes apresentam concreto à vista, finalmente pintado em preto, e no piso carvalho claro foi instalado.

© Boris Cvjetanović
© Boris Cvjetanović

Como parte do futuro parque, atividades turísticas e de lazer estão sendo planejadas, bem como uma grande área de estacionamento para carros e ônibus, e um cais para barcos de turismo.

Planta - Térreo
Planta - Térreo

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Museu Arqueológico Vučedol / Radionica Arhitekture" [Vucedol Archaeological Museum / Radionica Arhitekture] 16 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/168765/museu-arqueologico-vucedol-slash-radionica-arhitekture> ISSN 0719-8906