O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Juízados E Tribunais
  4. Espanha
  5. Andrés López Fernández
  6. 2011
  7. Fórum de Justiça de El Ejido / Andrés López Fernández

Fórum de Justiça de El Ejido / Andrés López Fernández

Fórum de Justiça de El Ejido / Andrés López Fernández
Fórum de Justiça de El Ejido / Andrés López Fernández, © Manolo Toledo
© Manolo Toledo

© Fernando Alda  © Manolo Toledo © Fernando Alda  © Fernando Alda  + 46

  • Arquitetos

  • Localização

    Calle Laurel, 04700 El Ejido, Almería, Espanha
  • Colaboradores

    Marcos Plazuelo López, Jesus Bozzo Fdez. de Tirso, Rosa Palacios Garrido, Rufino M. Quesada Molina, Peter Taner, Juan L. Bellod, Tomas Ruiz de Terry, Sandra Polonio, Miguel Arrocha, Cristina Cuadro, Inmaculada García, Francisco Soler, María Romero, Laura Organvidez, Tibisay Cañas, Catalina Fernández.
  • Área

    8.109,0 m²
  • Ano do projeto

    2011
  • Fotografias

© Fernando Alda 
© Fernando Alda 

Descrição enviada pela equipe de projeto. A configuração e expansão da cidade de El Ejido ocorreu basicamente na segunda metade do século XX. O grande aumento populacional criou a necessidade de um novo Fórum de Justiça que concentrasse todos os poderes administrativos jurídicos. O terreno escolhido para implantar o complexo é uma área de expansão ocupada por um edifício baixo de residências e comércios. O terreno se situa em um enclave formado pela junção de duas ruas, com a Avenida Oasis sendo uma importante rota que conecta a cidade à costa. Dadas estas circunstâncias, a primeira premissa do projeto foi dar ao edifício uma volumetria imponente, criando o caráter institucional necessário para um Fórum de Justiça.

© Fernando Alda 
© Fernando Alda 

O terreno tem a forma de um triângulo isósceles com dois lados formando os caminhos principais e as ruas conformando sua linha divisora. A obra foi concebida a partir de dois blocos de alturas diferentes paralelos à parede divisora. Separada desta, há uma pequena rampa de acesso no nível da rua que leva ao subsolo e conecta o térreo, o nível escavado e o primeiro pavimento. Este arranjo libera uma praça central que serve como um átrio a céu aberto. 

© Fernando Alda 
© Fernando Alda 

O edifício procura transmitir as duas condições inerentes à administração da justiça. Por um lado, a força e firmeza expressos pelo vigor da geometria do edifício e sua estrutura. Por outro lado, o edifício deve passar a sensação de transparência, marcada pelas paredes porosas que proporcionam uma relação sutil e complexa com o ambiente urbano. 

© Fernando Alda 
© Fernando Alda 

O programa atende aos requisitos dos diversos usuários do complexo. O acesso se dá a partir da praça frontal. Neste nível, o hall principal e os serviços voltados a um público mais amplo - o salão de matrimônio, o registro civil, o escritório geral, o tribunal de polícia e a clínica forense - são acessados. O dois últimos têm acesso direto a partir da rua. O hall principal é conectado com o espaço mais importante do edifício. Toda a ideia de transparência e neutralidade faz uso de materiais metálicos, brancos e, sobretudo, vidro. 

Planta do primeiro pavimento
Planta do primeiro pavimento

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fórum de Justiça de El Ejido / Andrés López Fernández" [El Ejido Courthouse / Andrés López Fernández] 16 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/168291/forum-de-justica-de-el-ejido-slash-andres-lopez-fernandez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.