O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Hotel
  4. França
  5. Gardera-D Architecture
  6. 2013
  7. Hotel Agglo / Gardera-D Architecture

Hotel Agglo / Gardera-D Architecture

  • 10:08 - 10 Janeiro, 2014
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Hotel Agglo / Gardera-D Architecture
Hotel Agglo / Gardera-D Architecture, © Mathieu Choiselat
© Mathieu Choiselat

© Mathieu Choiselat © Mathieu Choiselat © Mathieu Choiselat © Mathieu Choiselat + 25

  • Arquitetos

  • Localização

    19 Avenue Jean Molinié, 64100 Bayonne, France
  • Colaboradores

    Stéphane Bauche, Delphine Prunet, Franck Toulliou
  • Arquiteto Associado

    François Garrouteigt
  • Acústica

    Point d’orgue, Damien Dupouy
  • Área

    1000.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Mathieu Choiselat
© Mathieu Choiselat

O «Aglomerado Côte Basque Adour: ACBA» é um edifício administrativo com instalações de alojamento para território local político e econômico em desenvolvimento, no sudoeste da França. A instalação existente construída na década de 80 e já estendida na década de 90 era carente de espaços de escritórios e um auditório adequado para reuniões. O concurso de projeto para a reabilitação e extensão deveria atender diferentes objetivos:
- Administração com espaços de trabalho extras;
- Oferecer um auditório novo e ampliado, totalmente equipado, para eventos e reuniões;
- Reforçar o dinamismo do "ACBA" através de uma extensão contemporânea.

© Mathieu Choiselat
© Mathieu Choiselat

A organização do edifício existente se caracterizava pela articulação dos diferentes serviços em torno de um átrio principal com forma octogonal. Esta disposição apresentou o inconveniente de um edifício "introvertido", virou-se a mesmo, sem comunicação visual com o exterior.

© Mathieu Choiselat
© Mathieu Choiselat

O projeto visa a restaurar um diálogo com o exterior: propõe primeiro refazer a geometria do átrio principal existente, deslocando seu centro de gravidade em direção ao parque, em seguida, abrir a fachada toda em direção ao parque existente para conectá-lo à novo extensão. A extensão é composta por um auditório ligeiramente inclinado, com capacidade para 120 pessoas, coberto com um espaço de trabalho aberto para 40 pessoas. A extensão que abriga o auditório é derivado da forma do átrio existente, bem ao centro do parque, em uma clareira existente rodeada por árvores.

© Mathieu Choiselat
© Mathieu Choiselat

A forma do novo edifício é ditada criado pelo posicionamento das árvores existentes, deformando assim o volume sem a necessidade de destruir as árvores. O auditório é, então, conectado ao edifício existente através de uma "ponte" que abriga escritórios no 1 º andar. Ao respeitar a topografia real do terreno, a extensão "escava" o solo existente e o volume auditório fica cercado por uma faixa contínua de abertura de vidro sobre a natureza ao nível dos olhos quando sentado. No primeiro andar, os escritórios são abertos e totalmente envidraçados.

© Mathieu Choiselat
© Mathieu Choiselat

O teto do auditório é uma cobertura técnica feito de madeira e diretamente derivada de um diagrama de acústica do espaço. É composto por diferentes alvéolos, alguns deles suaves; alguns deles perfurados absorvendo assim o som, e também abrigam todos os equipamentos técnicos: alto-falantes, ventilação, iluminação regulável, equipamentos de gravação, equipamentos de projeção. O teto, depois de pronto, atendeu às exigências, que era para fornecer aos usuários uma membrana altamente técnica permitindo palestras sem o uso de microfone, uma perfeita clareza de voz e conforto estendido para audição.

Axometria
Axometria

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Agglo / Gardera-D Architecture" [Hotel Agglo / Gardera-D Architecture] 10 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/167522/hotel-agglo-slash-gardera-d-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.