O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Galeria
  4. Galeria Adriana Varejão / Tacoa Arquitetos

Galeria Adriana Varejão / Tacoa Arquitetos

Galeria Adriana Varejão / Tacoa Arquitetos
Galeria Adriana Varejão / Tacoa Arquitetos, © Eduardo Eckenfels
© Eduardo Eckenfels

© Eduardo Eckenfels © Vicente de Mello © Vicente de Mello © Eduardo Eckenfels + 22

  • Arquitetos

  • Localização

    Brumadinho - Minas Gerais, Brasil
  • Equipe de Projeto

    Rodrigo Cerviño Lopez
  • Colaboradores

    Fernando Falcon, Eduardo Chalabi
  • Engenharia Estrutural

    Suely Bueno
  • Cliente

    Inhotim Centro de Arte Contemporânea
  • Orçamento

    € 500,000
  • Área

    558.0 m2
  • Ano do projeto

    2008
  • Fotografias

© Vicente de Mello
© Vicente de Mello

Descrição enviada pela equipe de projeto. Centro de Arte Contemporânea Inhotim localiza-se em Brumadinho, perto de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Uma iniciativa pessoal do empresário da indústria de mineração Bernardo Paz, o museu tem um conceito arquitetônico incomum. Em vez de resumir todas as suas instalações em um edifício único, é composto por muitos pavilhões espalhados em um parque de aproximadamente 35 hectares.

© Eduardo Eckenfels
© Eduardo Eckenfels

A Galeria Adriana Varejão foi concebida para abrigar duas obras do artista adquiridas pelo museu e expostas na Fundação Cartier: a escultura Linda do Rosário e o políptico Celacanto Provoca Maremoto (com o desenvolvimento do projeto, o artista criou mais quatro obras para do edifício). O projeto deveria ocupa uma encosta com uma pequena inclinação (típico da topografia de Minas Gerais, composta por colinas suaves e antigas), parcialmente cercado por mata nativa, uma área anteriormente utilizada para armazenar recipientes. A topografia original foi modificada para esta nova utilização: um enorme deslocamento de terra cortou o terreno, criando o grande plano horizontal necessário para obra.

© Vicente de Mello
© Vicente de Mello

A orientação do projeto teve como objetivo recompor a topografia original do local e inserir nele um elemento artificial: um bloco regular de concreto armado parcialmente inserido na encosta. A estrutura do edifício é constituída por uma parede de retenção irregular que ganha espaço no piso térreo e recebe as cargas do bloco, na sua parte mais profunda, através de dois feixes, no meio, através de quatro colunas integradas na parede.

© Eduardo Eckenfels
© Eduardo Eckenfels

O edifício também foi concebido como um caminho em espiral que conecta dois níveis diferentes do parque, alternando momentos de contração/passagem e expansão/exposição: a partir do piso térreo, (1, contração) no meio do espelho d’água, em uma passagem estreita, longe do edifício; (2, expansão: a obra de  Adriana Varejão, Panacea Phantastica, um banco de azulejo com desenhos de plantas alucinógenas) a pequena praça quadrada do piso térreo; (3, contração) o passeio se volta para o edifício; (4, expansão: a escultura Linda do Rosário e a pintura The Collector) no piso térreo, abaixo do bloco de concreto; (5, contração) as escadas; (6, expansão, o políptico Celacanto Provoca Maremoto) o primeiro pavimento, no interior do bloco de concreto; (7, contração) a rampa; (8, expansão: outro banco azulejo, agora com desenhos de pássaros, Passarinhos de Inhotim a Demini) o terraço, acima do bloco de concreto; (9, contração) a ponte. E vice-versa.

Planta - 1º Pavimento
Planta - 1º Pavimento
Cita: "Galeria Adriana Varejão / Tacoa Arquitetos" [Galeria Adriana Varejao / Tacoa Arquitetos] 10 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/167472/galeria-adriana-varejao-slash-tacoa-arquitetos> ISSN 0719-8906