O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Paisagística
  4. China
  5. Turenscape
  6. 2010
  7. Parque Manancial de Águas Pluviais / Turenscape

Parque Manancial de Águas Pluviais / Turenscape

  • 12:00 - 7 Janeiro, 2014
  • Traduzido por Isabela Costa
Parque Manancial de Águas Pluviais / Turenscape
Parque Manancial de Águas Pluviais / Turenscape, Courtesy of Turenscape
Courtesy of Turenscape

Courtesy of Turenscape Courtesy of Turenscape Courtesy of Turenscape Courtesy of Turenscape + 18

  • Arquitetos

  • Localização

    Haerbin, Heilongjiang, China
  • Área

    300000.0 m²
  • Ano do projeto

    2010
Courtesy of Turenscape
Courtesy of Turenscape

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em meados de 2009 Turenscape foi contratado para projetar um parque de zona de manancial de 34,2 hectares bem no meio desta nova cidade, que está listada como uma zona regional protegida. O local é cercado nos quatro lados por estradas e desenvolvimento denso. Como tal, as fontes de água para esta antiga zona úmida foram sendo cortados, e o pantanal estava ameaçado. A estratégia de Turenscape era transformar o pantanal moribundo em uma "esponja verde" -um parque de águas pluviais urbanas, que não só vai salvar o pantanal com risco de extinção, mas também irá fornecer vários serviços de ecossistemas para a nova comunidade urbana. Os desafios são óbvios: Como pode um pantanal quase extinto ser preservado no meio da cidade, enquanto seus processos ecológicos e biológicos tem sido barrados pelo contexto urbano? Como pode tal ecossistema de manancial urbano ser projetado para fornecer ecossistemas múltiplos para a cidade? E qual a maneira mais econômica de lidar com tão grandiosa paisagem? A solução foi transformar o manancial em um parque de águas pluviais multi-funcional que irá recolher, filtrar, armazenar águas pluviais e se infiltrar no aquífero, enquanto se mostra produtivo e pró-vida , proporcionando novas experiências recreativas e estéticas para a cidade.

Courtesy of Turenscape
Courtesy of Turenscape

As estratégias de design são multifacetados e de várias camadas.

1. Deixe o núcleo natural em paz: A parte central do manancial existente é intocada e liberada para o processo natural de domínio para a evolução e transformação.

Courtesy of Turenscape
Courtesy of Turenscape

2. Estratégia de corte-e-aterro para criar um anel externo. A próxima estratégia era criar um colar de lagoas-e-montes cercando o antigo pantanal usando uma técnica simples de corte-e-aterro. Este anel periférico de lagoa-e-monte envolvente cria uma zona de transição para o centro do manancial, e um acolhedor filtro paisagístico entre a natureza e a cidade. As águas pluviais da área urbana recém-construída são coletadas em um tubo em torno da circunferência do manancial e em seguida são ali liberadas uniformemente depois de serem filtradas e depositadas através das lagoas. Gramíneas nativas de mananciais e prados são cultivadas nas lagoas de várias profundidades e o processo de evolução natural é iniciado. Bosques de árvores vidoeiro de prata nativas (Bétula) são cultivadas nos montes de diferentes alturas, que criam um ambiente de floresta densa.

Courtesy of Turenscape
Courtesy of Turenscape

3. O caminho e plataformas: No nível do solo, seguindo a forma da terra de filtração de água de corte-e-aterro, uma rede de caminhos é construída no anel lagoa-e-monte permitindo que os visitantes tenham a experiência de atravessa uma floresta. Assentos são colocados em lagoas para permitir que as pessoas tenham contato com a natureza.

Courtesy of Turenscape
Courtesy of Turenscape

4. A camada superior acima da paisagem natural: um passarelas aéreas ligam os montes dispersos permitindo que moradores do entorno tenham uma experiência acima-do-manancial e dentro-da-passarela. Plataformas, pavilhões e mirantes são definidos nos montes e conectados através da passarela para permitir que os visitantes tenham vistas distantes e que observem a natureza no centro. Através da transformação desta moribunda zona de manancial, as águas pluviais, que freqüentemente causavam inundações, são agora uma amenidade ambiental positiva na cidade. O Parque de Águas Pluviais já foi listado como um parque de manancial urbano nacional. Este projeto demonstra uma metodologia orientada por serviços ecossistêmicos para o projeto de parque urbano, e é uma vitrine para essa abordagem urbanística da água.

Master Plan
Master Plan

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Turenscape
Escritório
Cita: "Parque Manancial de Águas Pluviais / Turenscape" [Qunli Stormwater Wetland Park / Turenscape] 07 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/166572/parque-manancial-de-aguas-pluviais-slash-turenscape> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.