O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Recreação E Treinamento
  4. Japão
  5. FT Architects
  6. 2013
  7. Sala de Arco e Flecha e Clube de Boxe / FT Architects

Sala de Arco e Flecha e Clube de Boxe / FT Architects

Sala de Arco e Flecha e Clube de Boxe / FT Architects
Sala de Arco e Flecha e Clube de Boxe / FT Architects, © Shigeo Ogawa
© Shigeo Ogawa

© Shigeo Ogawa © Shigeo Ogawa © Shigeo Ogawa © Shigeo Ogawa + 22

  • Arquitetos

  • Localização

    Tóquio, Japão
  • Arquitetos Responsáveis

    FT Architects / Katsuya Fukushima, Hiroko Tominaga
  • Área

    198.75 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Shigeo Ogawa
© Shigeo Ogawa

Estrutura e Espaço

O projeto consiste em dois edifícios: uma sala de tiro de arco e flecha e um clube de boxe, situado a algumas centenas de metros de distância da Universidade Kogakuin, na parte oeste de Tóquio. Os rituais formais do Kyudo (arco e flecha japonês) e a natureza agressiva do boxe podem parecer mundos separados. No entanto, as duas instalações construídas compartilham, surpreendentemente, uma série de pontos em comum.

© Shigeo Ogawa
© Shigeo Ogawa

O pedido da universidade foi por estruturas de baixo custo e feitas de madeiras de origem local para fornecer espaços acessíveis e inspiradores aos alunos. Coincidentemente, as duas instalações demandaram um espaço sem colunas de 7,20 por 10,80 metros, dimensões comparáveis ao recinto sagrado de um templo japonês tradicional. Para atingir este vão sem colunas e usando métodos de baixo custo de construção em madeira, foi necessário chegar a uma solução inovadora. Começou-se o projeto investigando uma série de formas estruturais que seriam apropriados para cada modalidade.

© Shigeo Ogawa
© Shigeo Ogawa
© Shigeo Ogawa
© Shigeo Ogawa

Princípios Básicos

Através da exploração colaborativa com especialistas, pesquisadores, fabricantes e fornecedores de madeira, derivaram-se sistemas construtivos que não são comumente associados ao uso estrutural ou arquitetônico. Seções de madeira de pequeno porte, normalmente reservadas para fabricação de móveis, foram escolhidas para a Sala de arco e flecha, e os elementos de madeira que seriam descartados, por causa de danos causados ​​por insetos, foram para o clube de boxe.

© Shigeo Ogawa
© Shigeo Ogawa

Manteve-se a pureza da composição tradicional  japonesa de madeira, simplesmente composta de horizontais e verticais, que tem sido um pouco ignorado desde o advento do modernismo no Japão. Delicados quadros de treliças compostos por finas vigas e pilaretes para a sala de arco e flecha, e um mais quadro mais reforçado foi empregado para o clube de boxe. A madeira, um material histórico, foi agora reanalisada e transformada num novo material de construção.

© Shigeo Ogawa
© Shigeo Ogawa

Contraste / Complemento

As duas estruturas foram construídas empregando um método simples, de baixa tecnologia de montagem de parafuso e porca. No entanto, devido à escala do espaço e simplicidade de construção, a execução tinha que ser meticulosa,para produzir espaços fora dos usuais.

© Shigeo Ogawa
© Shigeo Ogawa

Para cada edifício, o assunto principal foi o espaço 10.8 m x 7.2 m e a estrutura de madeira, apenas como pano de fundo. A forte presença da estrutura enfatiza a transparência gritante do vazio abaixo. O conjunto só é alcançado pela justaposição das duas qualidades contrastantes e complementares. Saindo do mesmo ponto de partida, os dois edifícios chegaram a um tema arquitetônico compartilhado através de duas soluções estruturais e espaciais distintas.

© Shigeo Ogawa
© Shigeo Ogawa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Sala de Arco e Flecha e Clube de Boxe / FT Architects" [Archery Hall & Boxing Club / FT Architects] 06 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/166549/sala-de-arco-e-flecha-e-clube-de-boxe-slash-ft-architects> ISSN 0719-8906