O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Residencial
  4. Itália
  5. Rogers Stirk Harbour + Partners
  6. 15500
  7. Novo Centro Cívico de Scandicci / Rogers Stirk Harbour + Partners

Novo Centro Cívico de Scandicci / Rogers Stirk Harbour + Partners

Novo Centro Cívico de Scandicci / Rogers Stirk Harbour + Partners
Novo Centro Cívico de Scandicci  / Rogers Stirk Harbour + Partners, © Alessandro Ciampi
© Alessandro Ciampi

© Alessandro Ciampi © Alessandro Ciampi © Alessandro Ciampi © Alessandro Ciampi + 25

  • Estruturas e Instalações

    Politecnica
  • Arquiteto Paisagista

    Erika Skabar
  • Empreiteira

    CMSA Società Cooperativa
  • Quantitativos

    Studio Associato Zingoni
  • Cliente

    Scandicci Centro Srl
  • Orçamento

    €33.8 milhões
  • Mais informações Menos informações
© Alessandro Ciampi
© Alessandro Ciampi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no meio caminho entre Casellina e a cidade antiga de Scandicci, o projeto é um novo centro da cidade projetada por Rogers Stirk Harbour + Partners e Studio DA. O projeto faz parte de um plano urbano amplo encomendado pela Prefeitura de Scandicci em 2003 e irá transformar a área de uma remota cidade satélite em um centro revitalizado. Uma série de edifícios e uma nova linha de bonde - conectando a cidade ao centro de Florença - foram construídos em torno de uma praça pública, focando uma série de atividades públicas e privadas para toda a comunidade.

Croqui
Croqui

O novo empreendimento em Scandicci é caracterizado por construções que respeitam a escala de seu entorno e criam uma linguagem arquitetônica contemporânea, que dá coesão entre todas as diferentes tipologias, enquanto responde às suas funções individuais. O resultado é uma estética arquitetônica austera que direciona a atenção para o cenário, em vez de aos próprios edifícios.

© Alessandro Ciampi
© Alessandro Ciampi

A escolha de materiais foi fundamental para o processo de criar um conjunto de construções. Uma paleta limitada foi selecionado para todos os edifícios, incluindo alumínio natural anodizado, concreto, vidro, aço inoxidável e terracota. Terracota tem sido utilizada como material de construção na Toscana durante séculos e por isso o novo projeto continua esta tradição de uma forma contemporânea. O tom vermelho da terracota, emoldurado pelo alumínio anodizado natural e inserido com uma estrutura aparente de concreto, criando uma linguagem que coloca os materiais tradicionais locais em uma configuração nova e moderna.

© Alessandro Ciampi
© Alessandro Ciampi

A mistura de edifícios que foram concebidos como parte do projeto incluem um centro cultural, um edifício comercial e residências. O centro cultural enquadra a borda leste da praça e oferece um espaço multi-funcional para seminários, conferências, exposições e concertos. Foi projetado e é operado pelo concelho local e oferece espaços internos completamente flexíveis, permitindo a adaptação futura. Pode trabalhar de forma independente ou em conjunto com a praça externa para estimular ideias sobre atividades públicas.

Croqui
Croqui

O edifício comercial também é totalmente adaptável internamente e, portanto, pode ser usado como uma grande planta livre de escritórios ou dividido em baias menores. Como a estrutura mais alta do novo conjunto, age como um marco no horizonte, orientando as pessoas para o centro revitalizado de Scandicci.

© Alessandro Ciampi
© Alessandro Ciampi

Adotando uma abordagem modular, o projeto para o edifício residencial permitiu alterações na configuração do layout dos apartamentos, mesmo durante a construção, permitindo possíveis mudanças segundo as condições de mercado.

Master Plan
Master Plan

A linha do bonde que conecta, em apenas algumas paradas, Scandicci ao centro de Florença é o elemento chave para a integração urbana. Criar essa ligação de transportes incentiva o desenvolvimento e crescimento, limitando simultaneamente a dependência nos automóveis e desencorajando o espraiamento urbano.

O projeto adota uma abordagem sustentável, incluindo a instalação de elementos solares e fotovoltaicos, bem como um telhado verde sobre a edificação cultural. O conceito de paisagem com o seu arranjo linear de árvores e bancos ao lado da linha do bonde ajuda a unir o empreendimento, incluindo a nova área de estacionamentos.

© Alessandro Ciampi
© Alessandro Ciampi

De acordo com Richard Rogers: "Esperamos ter marcado uma mudança e indicado uma nova direção para os próximos 20 anos de desenvolvimento de Scandicci. Acredito que criamos algo realmente especial e espero que o legado desse projeto continue a desenvolver por muitos anos".

Ivan Harbour diz: "Uma obra dessa magnitude é um grande catalisador e a Câmara Municipal já está respondendo ao trabalho. Scandicci coloca as pessoas acima de todas as outras considerações de projeto. Esse deve ser sempre o objetivo por trás de um grande projeto de regeneração urbana. "

Conceito
Conceito

Segundo Ernesto Bartolini: "O sucesso deste projeto é o resultado de uma forte colaboração entre a visão urbana de RSHP para o futuro da Scandicci e o orgulho local. Os cidadãos e os políticos compartilharam a ideia apresentada pelos arquitetos e deram energia ao projeto durante o processo de 10 anos para que isso acontecesse da melhor maneira possível. "

Do Prefeito de Scandicci, Simone Gheri:" A inauguração deste projeto marca o início de uma nova era para Scandicci. Se nos colocamos no meio da praça e apreciamos a beleza do novo espaço e a harmonia das dimensões, sentimos com confiança real de que a nossa cidade tem um grande futuro. "

Croqui
Croqui

Massimo Beltrami Mucci, Diretor Geral do CMSA, diz: "A crença de que estávamos fazendo algo único nos deu a força para trabalhar com confiança; sabíamos a qualidade e a beleza dos edifícios superaria quaisquer dificuldades. Projetos como este nos ajudam a abordar os trabalhos futuros com uma nova determinação. "

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Rogers Stirk Harbour + Partners
Escritório
Cita: "Novo Centro Cívico de Scandicci / Rogers Stirk Harbour + Partners" [Nuovo Centro Civico in Scandicci / Rogers Stirk Harbour + Partners] 04 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/165969/novo-centro-civico-de-scandicci-slash-rogers-stirk-harbour-plus-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.