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Projeto Mutende II / Orkidstudio

Projeto Mutende II / Orkidstudio
Projeto Mutende II / Orkidstudio, Cortesia de Orkidstudio
Cortesia de Orkidstudio

Cortesia de Orkidstudio Cortesia de Orkidstudio Cortesia de Orkidstudio Cortesia de Orkidstudio + 21

  • Arquitetos

  • Localização

    Chingola, Zâmbia
  • Diretores de Projeto

    James Mitchell, Guylee Simmonds, Gaynor Duthie, Paul Duffy, SelinaKatto
  • Equipe de Projeto

    Frazer Haviz, Jonny Campbell, Tom Woodward, Roz Peebles, Emily Young, India Wills, Paul Elliot, Ellie Garrard, Hannah Wiesler Leas, Jess Robinson
  • Engenheiros Estruturais

    Structure Mode
  • Área

    350 m²
  • Ano do projeto

    2013
Cortesia de Orkidstudio
Cortesia de Orkidstudio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dez jovens estudantes de arquitetura se juntaram ao Orkidstudio este verão para construir uma instalação de 350 metros quadrados em apenas 7 semanas e por apenas £100/m², nos arredores rurais do cinturão industrial de cobre da Zambia.

Cortesia de Orkidstudio
Cortesia de Orkidstudio

Orkidstudio é uma organização de projetos humanitários, fundada em 2008 por três estudantes de arquitetura, cujo objetivo é beneficiar crianças e comunidades ao redor do mundo através de arquitetura e design inovador e criativo. Com projetos construídos na Uganda, Bolívia e Zambia, o estúdio é movido por um foco na arquitetura como catalizadora de mudanças que dá forças e incita orgulho dentro de uma comunidade, através de um processo de projeto inclusivo e colaborativo, além da efetiva construção destes projetos. Tendo anteriormente construído um galpão para frangos na páscoa de 2012 como um empreendimento de negócios da comunidade Vila de Crianças Mutende, esta fase procurou auxiliar no desenvolvimento de Harold Mwenge Memorial Academy de Mutende em um local adjacente ao orfanato. Mutende oferece oportunidades para órfãos e crianças abandonadas para serem cuidadas num ambiente familiar, de amor, enquanto que a escola oferece educação para muitas das crianças locais.

Cortesia de Orkidstudio
Cortesia de Orkidstudio

Com um apelo a voluntários lançado quase um ano antes do trabalho iniciado no local, dez candidatos foram selecionados de faculdades de arquitetura em todo o Reino Unido. Liderados por Orkidstudio, esta equipe projetou um salão para a comunidade capaz de ser sub-dividido em três salas de aula, um laboratório de informática, escritório e um depósito. Estas novas instalações quase duplicaram os espaços de estudo existentes e permitiram que a escola oferecesse educação para muito mais crianças da região.

Cortesia de Orkidstudio
Cortesia de Orkidstudio

Com um bloco de salas de aulas simples existente no local, a nova estrutura mimetiza a inclinação da cobertura existente na parte de trás antes de se ser escalonada para a nova cobertura. Projetada para dar a impressão de uma única lâmina dobrável para fora em direção à entrada, o telhado se projeta para receber os visitantes no espaço sombreado abaixo.

Cortesia de Orkidstudio
Cortesia de Orkidstudio

Dado o cronograma de construção extremamente apertado de apenas sete semanas, o projeto permitiu várias operações simultâneas no local. Em vez de uma fundação da laje de concreto, a estrutura de madeira se apoia em grandes blocos de concreto armado. Paredes de tijolos de barro envolvem a estrutura como uma pele, dividindo espaços em conformidade. Componentes do edifício como estes não se apoiam na estrutura primária, não suportando carga estrutural e portanto é capaz de operar em um horário mais flexível dentro do programa da obra.

Cortesia de Orkidstudio
Cortesia de Orkidstudio

Em um esforço para combater a degradação devido a infestação de cupins, a estrutura de madeira é montada de fora dos suportes de fundação e 800 milímetros acima do piso. Trabalhando em colaboração com a inovadora empresa de engenharia StructureMode, esta ambiciosa auto-construção foi projetada com dimensões estruturais reduzidas e especificações que exigiram com as irregularidades de produtos e fabricação africanos, sem comprometer os espaços internos.

Cortesia de Orkidstudio
Cortesia de Orkidstudio

Ao longo do prazo de trabalho, a equipe Orkidstudio foi capaz de se envolver com as crianças, professores e comunidade local para discutir a sua visão para a escola e as mudanças para que fossem construídos espaços que respondessem ao cotidiano da escola. A forma da nova estrutura cria um novo espaço de pátio no centro da escola. Para comemorar este espaço e a transição para a grande cobertura da nova construção, o perímetro de alvenaria sobe em torno da base da coluna para criar lugares para sentar em ambas as alturas das crianças e adultos. A identidade visual é composta de grandes números e letras que identificam cada sala de aula. Grandes calhas são estendidas para o pátio para criar pontos de coleta de água, além de esconderem os núcleos de serviços em seu interior.

Planta Baixa
Planta Baixa

Depois de terminar o projeto, o voluntário e estudante de arquitetura, Frazer Haviz, comentou: "A oportunidade de projetar e construir algo de valor social e arquitetônico, vendo-o crescer a partir de conversas, daí para esboços e daí para desenhos e finalmente à um edifício resolvido é algo realmente incrível. Não é todos os dias que surge a oportunidade de fazer parte de uma experiência tão única como esta e foi um imenso privilégio fazer parte do Projeto Mutende II'.

Corte e Fachada
Corte e Fachada

Orkidstudio está se concentrando agora em projetos em Serra Leoa e no Quênia, com inscrições atualmente abertas para fazer parte de ambos, disponível aqui. Além disso, a organização está envolvida com um projeto em Gana, que está sendo executado pela Escola de Arquitetura Mackintosh (Glasgow School of Art), onde o diretor di Orkidstudio, James Mitchell, é professor e tutor em arquitetura humanitária.

Cortesia de Orkidstudio
Cortesia de Orkidstudio
Cita: "Projeto Mutende II / Orkidstudio" [The Mutende Project II / Orkidstudio] 01 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/165380/projeto-mutende-ii-slash-orkidstudio> ISSN 0719-8906