Renovação de um Sítio / EXiT architetti associati

Renovação de um Sítio / EXiT architetti associati - Mais Imagens+ 30

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma grande casa rural localizada em Treviso, usada principalmente como fazenda, teve que ser restaurada e transformada em uma casa para uma família. O primeiro passo foi remover os anexos e todos os elementos que foram adicionados ao longo dos anos à estrutura original e as divisões internas que escondiam as dimensões originais. Os espaços interiores foram reorganizados seguindo uma nova hierarquia baseada nos valores espaciais pré-existentes do plano de construção que nunca tinha sido explorado devido ao uso descontínuo e fragmentado de espaços e depósitos.


Corte

A casa, cuja parte principal remonta aos primeiros anos do século 19, foi revelada e interpretada através de uma linguagem arquitetônica sóbria e minimalista. A forma de arco original foi sublinhada por uma estrutura de ferro pintada, o mesmo elemento foi escolhido para o quadro estrutural interno para que ele combinasse perfeitamente com o gesso e as superfícies de madeira. A cor escolhida para o revestimento exterior - quase semelhante à cor do solo de argila existente - combina com o mármore travertino que cobre o piso térreo.

© Silvia Longhi

O piso térreo foi projetado para ganhar espaços amplos que oferecem uma definição mais clara do ambiente. Tudo é organizado e bem conectado a uma "coluna vertebral" que atravessa a casa ao longo da parede norte, de modo a tornar o movimento a partir de um espaço para outro mais intuitivo e mais controlável. Espaços interiores expandem-se para o exterior através de janelas de vidro largas, facilitando a continuidade da seqüência da subdivisão interior com o piso exterior feito de concreto pigmentado.


© Silvia Longhi

A lareira original chamada "alla vallesana" (típica da região) foi renovada, embora apenas alguns dos elementos originais permaneceram. No andar de cima são os dormitórios. Especialmente no sótão, caracterizado por espaços amplos, foi decidido evitar subdivisões excessivas, a fim de enfatizar as características espaciais peculiares, reforçadas pela presença das enormes vigas de madeira. Na parte central da casa, que originalmente hospedava o estábulo, um novo amplo salão com um mezanino o substituiu.


© Silvia Longhi

Toda a casa é energeticamente auto-suficiente, graças a uma planta fotovoltaica de 70Kwh. A alta potência da usina é justificada pela necessidade de produzir energia, aquecimento e arrefecimento para a construção com a possibilidade de expandí-la para outras partes que ainda não foram restauradas. A usina de energia fotovoltaica é totalmente integrada ao telhado e estende-se também a um abrigo de estacionamento que foi parcialmente afundado no solo.


© Silvia Longhi

A casa possui um sistema inovador HAVC com bomba de aquecimento, que garante alta potência com baixos consumos energéticos se referenciada às dimensões do edifício e seus espaços interiores. Todo o consumo da casa é do tipo elétrico e toda a exigência energética é coberta pela usina fotovoltaica para que a casa possa ser considerada como "emissão zero".

Texto enviado por EXiT architetti associati.

© Silvia Longhi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Renovação de um Sítio / EXiT architetti associati" [Renovation of a Farmhouse / EXiT architetti associati] 04 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-164996/renovacao-de-um-sitio-slash-exit-architetti-associati> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.