O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. Desnivel Arquitectos
  6. 2013
  7. Loft PX / Desnivel Arquitectos

Loft PX / Desnivel Arquitectos

  • 16:00 - 31 Dezembro, 2013
  • Traduzido por Pedro Vada
Loft PX / Desnivel Arquitectos
Loft PX  / Desnivel Arquitectos, © Juan Sanchez
© Juan Sanchez

© Juan Sanchez © Juan Sanchez © Juan Sanchez © Juan Sanchez + 21

  • Arquiteto

  • Localização

    Merida, México
  • Arquitetos Responsáveis

    Ariel Canto Novelo, Jorge Abraham Lezama
  • Área

    227 m2
  • Ano do Projeto

    2013

Em um terreno de 220m² (5m de frente x 4m de fundo) localizado ao norte da cidade de Merida, foi projetada essa habitação unifamiliar.

© Juan Sanchez
© Juan Sanchez

Para a elaboração do projeto foram levadas em contas duas limitante, ambas resolvidas através de propostas de distribuição e fachadas. A primeira seria como projetar uma casa em um espaço tão estreito, separando as áreas comuns dos espaços privados de modo que ambos tivessem uma boa ventilação. A segunda era como proteger os espaços do sol, sabendo que o terreno conta com uma orientação leste – oeste, a menos privilegiada ao se projetar.

O programa arquitetônico resume-se em um estacionamento para dois carros, banheiro de visitas, área de serviço com banheiro, sala de estar, sala de jantar, cozinha e terraço coberto no térreo.

© Juan Sanchez
© Juan Sanchez

No pavimento superior encontra-se o dormitório principal, com vista para o jardim, que abriga banheiro e closet. Há também um quarto de hóspedes com banheiro e closet, além de um espaço aberto decorado com plantas, dedicado à pintura, descanso e leitura - tudo isso a pedido do cliente.

Os dormitórios estão situados nos 2 extremos, gerando cômodos com pé-direito duplo e boa ventilação. O tratamento de fachada foi o mesmo na fachada principal e na posterior, um desenho de jardineiras e madeiras horizontais, promovendo a circulação de ar e protegendo o máximo possível do sol e do calor. 

© Juan Sanchez
© Juan Sanchez

Ao posicionar os dormitórios no segundo pavimento, o térreo fica totalmente livre e sem muros intermediários, com um jardim interior que dá vida e iluminação natural aos espaços gerados pelo projeto.

Dentre os revestimentos usados, predomina o cimento polido no acabamento dos muros, que quando combinado ao teto branco, dão altura e amplitude ao espaço.

© Juan Sanchez
© Juan Sanchez

No piso do pavimento térreo é usado porcelanato, devido a sua fácil limpeza e durabilidade. O acabamento do ladrilho de adobe usado na parede da cozinha gera harmonia entre a área verde e o aço de cancelaria preta, que remetem aos lofts de cidades grandes e edifícios antigos. No pavimento superior o piso é de madeira clara, dando um ar aconchegante à área privada.

Tudo foi desenhado minuciosamente, utilizando diversos revestimentos de forma a criar uma atmosfera leve na casa.

© Juan Sanchez
© Juan Sanchez

As portas de todos os acessos vão do chão ao teto, dando continuidade ao conceito de amplitude e pé direito duplo sobre a cozinha e sala de jantar, influenciando de forma significativa nas visuais do espaço.

Foi planejado um conceito de modernidade utilizando diversos elementos, evitando reduzir a casa a um simples minimalismo.

Corte A
Corte A

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Desnivel Arquitectos
Escritório
Cita: "Loft PX / Desnivel Arquitectos" [Loft PX / Desnivel Arquitectos] 31 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Vada, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/164302/loft-px-slash-desnivel-arquitectos> ISSN 0719-8906