O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Primeiro Lugar no “Concurso de Ideias de tratamento para pedestres da Plaza de Armas de Arequipa”

Primeiro Lugar no “Concurso de Ideias de tratamento para pedestres da Plaza de Armas de Arequipa”

Primeiro Lugar no “Concurso de Ideias de tratamento para pedestres da Plaza de Armas de Arequipa”
Primeiro Lugar no “Concurso de Ideias de tratamento para pedestres da Plaza de Armas de Arequipa”, Cortesia de Equipe Primeiro Lugar
Cortesia de Equipe Primeiro Lugar

Na primeira semana de dezembro, a proposta vencedora do “Concurso de Ideias de tratamento para pedestres da Plaza de Armas de Arequipa” foi apresentada. A equipe vencedora, composta por Eduardo Acuña Bocanegra, Fernando Quiñones Reyes, Cecilia Agurto Salazar e María de los Ángeles Cabrera, foi representada pelo arquiteto Martín Montañez Sanabria. 

"A proposta sugere uma intervenção que equilibra a escala monumental e a dimensão humana da Plaza de Armas, potencializando o aprimoramento de seu caráter monumental e mantendo o seu papel de espaço comum e ponto de encontro do cidadão." De acordo com a declaração do júri.

Veja a proposta a seguir.

Cortesia de Equipe Primeiro Lugar
Cortesia de Equipe Primeiro Lugar

Descrição da equipe. A Plaza de Armas de Arequipa é o espaço público mais importante da cidade, porque nela convivem dinâmicas sociais, patrimônios históricos e um grande número de pessoas em seu dia a dia. A história da Plaza mostra que em seus 473 anos, adaptou-se às diferentes necessidades que a sociedade tem exigido e é aí que reside seu sucesso, podendo ser um espaço aberto polivalente adequado para atividades como as touradas e feiras até finais do século XVII, até um mercado permanente na metade do século XIX, sendo que somente nos últimos 100 anos a Plaza que conhecemos e ponto de encontro para os cidadãos de Arequipa, onde são realizados desde eventos oficiais da cidade até atividades banais como descanso em uma tarde de domingo.

Evolução da Praça sem a proposta
Evolução da Praça sem a proposta

A história tem acumulado dinâmicas e atividades em torno da utilização do espaço da Plaza, e continuará sendo assim com o passar dos anos e com as mudanças que ocorrem na sociedade, portanto, propomo-nos reforçar os elementos que geram identidade para o lugar hoje em dia e deixamos a superfície da praça para as dinâmicas que se dão hoje e que surgirão no futuro. A Catedral e os arcos geram o maior impacto sobre a vastidão do espaço, sendo os elementos icônicos e representativos na memória de todos os que visitam o centro da cidade de Arequipa. A localização da Catedral desempenha um papel fundamental, pois conforma a fachada principal da Plaza e tem em seu lado maior contendo integralmente o átrio e seu interior. Por outro lado, os arcos além de gerarem uma escala monumental ao espaço que os contém, também permitem, com sua permeabilidade, integrar a propriedade pública e a privada sem que este encontro seja abrupto.

Cortesia de Equipe Primeiro Lugar
Cortesia de Equipe Primeiro Lugar

Dois grupos de utilização podem ser claramente identificados na Plaza: dinâmicos e estáticos. As aplicações dinâmicas envolvem movimento, caminhada, jogos, manifestações culturais. Para isto são necessários amplitude e vazio, o poder de perceber a partir de um ponto o todo. Atualmente este ambiente é produzido no entorno de Tuturutu até o início dos jardins, mas a escala deste espaço é reduzida para o tamanho de uma cidade como Arequipa. Os usos estáticos se referem a ocupação do lugar sem movimentar-se e por um período de tempo mais longo, como sentar-se, relaxar, conversar, comer, dormir. Isso funciona hoje em dia nos bancos do perímetro da Plaza e da área que delimita o Tuturutu. A partir disto, propomos a reestruturação da Plaza sob a premissa de fornecer um marco para que os usos dinâmicos e estáticos continuem a acontecer.

Cortesia de Equipe Primeiro Lugar
Cortesia de Equipe Primeiro Lugar

A proposta parte para a criação de novos limites, estendendo-os até os arco e a Catedral e integrando-os a Plaza, ganhando 4.355 m² e rompendo o isolamento gerado pelas rua de 4 faixas. Um fluxo muito importante é o gerado pela Rua Mercaderes que atualmente tem seu início truncado devido a Plaza através da pista e falta de espaços para a recepção deste fluxo. Além disso a Catedral carece de um átrio que corresponda a sua escala, uma vez que é difícil apreciar a sua arquitectura e suas atividades religiosas de maior escala a partir de sua parte frontal. Por isso, foi decidido criar uma praça cívica/átrio no lado norte, onde é possível gerar um marco para as atividades e dinâmicas que hoje não funcionam bem.

Cortesia de Equipe Primeiro Lugar
Cortesia de Equipe Primeiro Lugar

Por outro lado, é proposto para o lado sul um jardim que criará uma atmosfera ideal para as atividades estáticas, com a sombra das árvores produzindo uma atmosfera amigável. Para tal é sugerida a replicação da espacialidade da Catedral com a distribuição da massa arbórea, articulando o espaço a partir de uma grande alameda que imita a nave da catedral até sub-espaços ou praças pequenas que permitam gerar dinâmicas de menor escala. Agora o volume da Catedral e das árvores se contrapõem através da praça cívica/átrio, gerando diversidade espacial e ambiental sobre uma mesma superfície, alcançando versatilidade para a acomodação dos usos atuais e futuros do local.

Cortesia de Equipe Primeiro Lugar
Cortesia de Equipe Primeiro Lugar

primer lugar

Competição : Primer Lugar “Concurso de ideas de tratamiento peatonal de la Plaza de Armas de Arequipa”
Premio : Primer Lugar
Projeto :
Autores : Arq. Martín Montañez Sanabria , Eduardo Acuña Bocanegra, Fernando Quiñones Reyes, Cecilia Agurto Salazar y María de los Ángeles Cabrera.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Constanza Cabezas
Autor
Cita: Cabezas, Constanza. "Primeiro Lugar no “Concurso de Ideias de tratamento para pedestres da Plaza de Armas de Arequipa”" [Primer Lugar “Concurso de ideas de tratamiento peatonal de la Plaza de Armas de Arequipa” / Perú] 30 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/164098/primeiro-lugar-no-concurso-de-ideias-de-tratamento-para-pedestres-da-plaza-de-armas-de-arequipa> ISSN 0719-8906