Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Biblioteca Pública Municipal e Parque de Leitura / Martín Lejarraga

Biblioteca Pública Municipal e Parque de Leitura / Martín Lejarraga
© David Frutos
© David Frutos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2475
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2007
  • Fotógrafo Fotografias:  David Frutos

© David Frutos © David Frutos © David Frutos © David Frutos + 25

  • Colaboradores: Julián Lloret, Daniel Ruiz, Simón Jiménez, Mar Melgarejo, Manu Amate, Policarpo Sánchez, Claudia Montoya
  • Promotor: Prefeitura de Torre Pacheco
Mais informações Menos informações
© David Frutos
© David Frutos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto aparece a partir da criação de uma nova topografia que referencia e qualifica esta zona de expansão em Torre Pacheco, numa parcela de equipamentos públicos; uma alternativa urbana, cultural e de lazer para os cidadãos. O ondulação do terreno caracteriza a atuação, na qual os dois equipamentos que ocupam a parcela, Biblioteca e Parque, adaptam sua posição relativa, configurando espaços resguardados de acolhimento, comunicação e estância. O espaço público contém e protege a edificação - duas caras de uma mesma moeda.

© David Frutos
© David Frutos

Entendo que o valor real dos projetos está em dar o que ninguém nos pede; neste caso, em completar o programa construído com um parque ao ar livre, que aproveita as especiais condições do clima (mediterrâneo, muito suave) e social (relação multiétnica), de uma cidade próspera e em crescimento como esta. O projeto propõe novas maneiras de se aproximar e estar nos edifícios públicos e de se apropriar do espaço urbano.

© David Frutos
© David Frutos

A possível e desejável relação aberta de compatibilidade, otimização de espaços e serviços, entre o novo edifício e o terreno circundante gera toda uma disposição de diferentes zonas gerais de uso comum entre ambos (biblioteca, salão de atos, reuniões, etc), e de espaços urbanizados (quadras poliesportivas, estufas, jardins, áreas de jogos, balanços, etc) que ampliam o espaço real de uso e lazer para toda a cidade.

© David Frutos
© David Frutos

O programa de usos e seus volumes construídos associados são completados por uma galeria de arte para exposições, com acesso independente, único espaço que surge acima da topografia geral da parcela projetada.

Parque
Parque

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Pública Municipal e Parque de Leitura / Martín Lejarraga" [Biblioteca Pública Municipal y Parque de Lectura / Martín Lejarraga] 29 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/163919/biblioteca-publica-municipal-e-parque-de-leitura-slash-martin-lejarraga> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.