O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Jaime Prous
  6. 2013
  7. Igualada N1 / Jaime Prous + Damián Ribas

Igualada N1 / Jaime Prous + Damián Ribas

Igualada N1 / Jaime Prous + Damián Ribas
Igualada N1 / Jaime Prous + Damián Ribas, © Eugeni Pons
© Eugeni Pons

© Eugeni Pons © Aleix Bagué © Eugeni Pons © Eugeni Pons + 24

© Eugeni Pons
© Eugeni Pons

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se articula através de três cubos dispostos de modo a gerar entre si pátios que permitem a entrada de luz natural nos diferentes espaços internos.

Estes cubos abrigam em seus interiores a parte mais estática do programa funcional, ou seja: sala, cozinha e quartos. Estes volumes têm um caráter pétreo e maciço que lhes proporciona um caráter bastante estereotômico, onde as janelas são perfurações nestes sólidos.

© Aleix Bagué
© Aleix Bagué

O material utilizado para revestir estes volumes foi a pedra branca de capri, que aumenta a sensação de massividade do conjunto.

Estes três volumes se conectam através de uma laje de concreto plana, muito leve e pouco espessa, que serve como varanda fechada. Para fortalecer o caráter dos materiais envolvidos, os vidros não contam com esquadrias, afixando-se diretamente nas paredes de pedra que adentram a partir do exterior.

© Aleix Bagué
© Aleix Bagué

Este plano branco é destinado a um uso muito mais dinâmico: as circulações entre os volumes.

O segundo elemento que configura esta residência são os pátios que surgem da disposição dos volumes. Estes apresentam características e tratamentos diferentes em função da posição e do uso que têm.

© Aleix Bagué
© Aleix Bagué

A escada é iluminada através de um pátio vertical revestido pela mesma pedra branca das fachadas e que chega até o subsolo. A cozinha se abre para um pátio protegido por uma cobertura. A entrada, por sua vez, é iluminada através de outro pátio de caráter mais etéreo, cujas paredes são de vidro e no chão há água.

© Eugeni Pons
© Eugeni Pons

O terceiro e último elemento que configura esta casa é a varanda, que projeta o interior em direção ao exterior, ao passo que permite um uso mais intenso dos espaços externos. A varanda anexada ao volume da sala de estar tem a mesma pretensão da laje que conecta os três sólidos: ser um plano leve e pouco espesso de concreto com um aspecto muito estereotômico.

Além desta varanda, a casa conta com diversas outas varandas que se adaptam às necessidades do lugar que protegem: acesso, quartos...

© Aleix Bagué
© Aleix Bagué

Varandas, pátios e volumes, somados à luz e sombra são os verdadeiros materiais que configuram esta residência e que pretendem fazer a vida dos que nela habitam mais feliz.

Planta do primeiro pavimento
Planta do primeiro pavimento

Ver a galeria completa

Cita: "Igualada N1 / Jaime Prous + Damián Ribas" [Igualada N1 / Jaime Prous + Damián Ribas] 28 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/163244/igualada-n1-slash-jaime-prous-plus-damian-ribas> ISSN 0719-8906