O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bibliotecas
  4. França
  5. Atelier Novembre Architecture
  6. 2013
  7. Biblioteca Multimídia Chelles / Atelier Novembre Architecture

Biblioteca Multimídia Chelles / Atelier Novembre Architecture

  • 10:00 - 25 Dezembro, 2013
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Biblioteca Multimídia Chelles / Atelier Novembre Architecture
© Luc Boegly
© Luc Boegly

© Luc Boegly © Luc Boegly © Luc Boegly © Luc Boegly + 24

  • Contratante

    The Marne et Chantereine municipal authority
  • Acústica

    Cabinet Lamoureux
  • Cenografia

    Scénarchie
  • Paisagismo

    Neveux & Rouyer
  • Consultores Técnicos

    ISATEG/GRONTMIJ
  • Instalações

    Gaudin ingénierie
  • Sinalização Digital

    Christine Mathieu
© Luc Boegly
© Luc Boegly

A Biblioteca Multimídia Chelles nasceu de uma ambição política: criar uma estrutura pública em harmonia com o atual centro cultural, projetado para a comunidade diversificada de Marne-Chantereine. O Atelier Novembre, de Jacques Pajot e Marc Iseppi, deram corpo a esta ambição em uma poderosa declaração de um projeto de paisagem urbana e perspectiva funcional. O paisagismo e o projeto urbano: Como eles interagem com o atual centro cultural, a biblioteca multimídia atua como uma poderosa âncora para o pólo cultural, no cruzamento entre diferentes tecidos urbanos. Foram projetados pelo Atelier Novembre para integrarem-se à cidade e à paisagem circundante: linearidade para o Oeste e Sul e a fragmentação para o Leste.

© Luc Boegly
© Luc Boegly

A biblioteca multimídia é apoiado por estruturas existentes: o centro cultural, mas também as linhas traçadas pelas estradas e árvores. Há uma continuidade entre o hall de entrada da biblioteca e do centro cultural. Os dois volumes estão alinhados, ordenados em conjunto para permitir conexões funcionais entre os dois. A fachada leste do centro cultural, que pode ser vista a partir da biblioteca, foi renovada também pelo Atelier Novembre para fornecer consistência estética entre os dois edifícios. As áreas pedonais, plantadas com árvores de pagode japonês, pinheiros escoceses e carvalhos servem como portas para a ilha e guia os visitantes para as portas dos locais de interesse cultural. As áreas externas proporcionam espaços de lazer para os moradores locais.

© Luc Boegly
© Luc Boegly

Layout funcional da Biblioteca Multimídia: A biblioteca é composta de salas de leitura divididas em dois pólos principais e distribuídas em dois níveis, e um auditório de 230 lugares. Estas duas entidades podem ser acessadas através do hall. O desenho em "U" permite o acesso duplo: as áreas de leitura são abertas para a cidade ou para o pátio interior, que é criado por esta forma.

© Luc Boegly
© Luc Boegly

Os vão livres das salas de leitura criam uma grande liberdade para caminhar em torno do centro e ajudar a distinguir os diferentes espaços. Essas sucessões de espaços trazem consigo variações na iluminação e aberturas, alternando grandes janelas, treliças e clarabóias. A ênfase é dada à luz natural em todo o edifício.

Planta Baixa
Planta Baixa
Cita: "Biblioteca Multimídia Chelles / Atelier Novembre Architecture" [Chelles Multimedia Library / Atelier Novembre Architecture] 25 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/162716/biblioteca-multimidia-chelles-slash-atelier-novembre-architecture> ISSN 0719-8906