O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Escritórios
  4. França
  5. Manuelle Gautrand Architecture
  6. 2011
  7. Origami / Manuelle Gautrand Architecture

Origami / Manuelle Gautrand Architecture

  • 22:00 - 16 Dezembro, 2013
  • Traduzido por Pedro Vada
Origami / Manuelle Gautrand Architecture
Origami / Manuelle Gautrand Architecture, © Vincent Fillon
© Vincent Fillon

© Vincent Fillon © Vincent Fillon © Vincent Fillon © Vincent Fillon + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    41 Avenue de Friedland, 75008 Paris, France
  • Arquiteto Responsável

    Manuelle Gautrand
  • Gerente de Projeto

    Yves Tougard
  • Estrutura

    Khephren
  • Área

    5.800 m²
  • Ano

    2011
  • Fotografia

© Vincent Fillon
© Vincent Fillon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício de escritórios situa-se na Avenida Friedland, próximo ao do Arco do Triunfo e da Place de l'Etoile, em um bairro parisiense de luxo. O projeto foi implementado em duas partes: o edifício principal que ocupa uma faixa de 20 metros ao longo da avenida, e uma extensão na parte posterior, situada entre dois jardins nos pátios. No pavimento térreo, o lobby trabalha a transparência entre a frente da rua e o jardim principal. O edifício na parte de trás do lote é de caráter mais privado e abriga o refeitório e salas de reunião, com jardins em ambos os lados.

© Vincent Fillon
© Vincent Fillon

A localização incomum do lote nos levou a desenvolver um projeto que tire proveito máximo da vista, além de incorporar a luz natural proporcionada pelo entorno. Um emblemático escaparate do edifício: a fachada principal é majoritariamente de vidro, parcialmente coberto com uma segunda-pele que apresenta padrões gravados em mármore; o efeito resultante é um grande origami que destaca o mármore delicadamente dobrado - pode ser apreciado tanto do exterior quanto do interior do edifício. 

© Vincent Fillon
© Vincent Fillon

Os painéis são compostos, uma película de mármore montada sobre uma camada de vidro duplo. Os painéis simétricos que são dobrados e montados em pares formam um padrão "livro-aberto", que destaca o desenho dos veios do mármore. Esta segunda pele é translúcida e atua como uma proteção que garante privacidade ao mesmo tempo em que filtra a luz do dia, criando uma atmosfera suave no interior.

© Vincent Fillon
© Vincent Fillon

Dobras de mármore criam uma vibração ao longo de 30 metros de comprimento da fachada. Em ambas as extremidades, como uma continuação das fachadas dos edifícios vizinhos, o origami adquire sutileza e vai aplainando-se aos poucos; na parte central, forma um delicado baixo-relevo. À medida que adentra o terreno, o projeto se desenvolve com clareza ao destacar áreas verdes. Os escritórios cobertos de vegetação estabelecem um diálogo em torno dos dois jardins do pátio.

© Vincent Fillon
© Vincent Fillon

O lobby funciona como um ponto de encontro entre esses dois ambientes – o urbano e sofisticado da fachada principal, e o mais privado e verde do outro lado do edifício. Os espaços internos foram projetados com espírito contemporâneo, destacando a atmosfera luminosa através de materiais de cores claras e suaves

Planta do Térreo
Planta do Térreo

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Origami / Manuelle Gautrand Architecture" [Origami / Manuelle Gautrand Architecture] 16 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Vada, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/160825/origami-slash-manuelle-gautrand-architecture> ISSN 0719-8906