O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Loja
  4. Espanha
  5. Colectivo PEC
  6. 2013
  7. Coletivo Lavapies / Colectivo PEC

Coletivo Lavapies / Colectivo PEC

  • 16:00 - 16 Dezembro, 2013
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Coletivo Lavapies / Colectivo PEC
Coletivo Lavapies / Colectivo PEC, © Juan Carlos Quindós
© Juan Carlos Quindós

© Juan Carlos Quindós © Juan Carlos Quindós © Juan Carlos Quindós © Juan Carlos Quindós + 25

  • Arquitetos

  • Localização

    Calle de Embajadores, 41, 28012 Madrid, Spain
  • Equipe

    Rodrigo Muñoz García, Pablo García Bachiller, Laura Casanova Colvee, Pablo Farfán, Rosa San José Miguel, Ana María Marrero Castro, Mónica Cuende Lozano, Marian Cuenca, Manuel Cifuentes Hernández, Javier Miranda Abad, Jesús Peinado Alonso, Angel Cabra, Mónica Bujalance
  • Área

    4137.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Juan Carlos Quindós
© Juan Carlos Quindós

PEC é um espaço de trabalho compartilhado onde se reuniram profissionais de diversas áreas para a sua criação, construção e gestão.

O PEC é composto de pessoas que se dedicam à arqueologia, arquitetura, execução de obras, comunicação, edição e expressão gráfica.

© Juan Carlos Quindós
© Juan Carlos Quindós

No início de 2012, o Mercado de San Fernando estava em declínio, com a metade das barracas vazias. Pouco mais de um ano depois está com 100% de ocupação e imerso em um processo de reativação, graças à iniciativa da participação dos cidadãos com novos projetos. No que diz respeito ao funcionamento do mercado, o proprietário do edifício da Câmara Municipal, administra o estabelecimento de novos operadores através de cessão e estes são organizados pela associação (Associação de Comerciantes do Mercado de San Fernando), composta por cada uma das barracas.

© Juan Carlos Quindós
© Juan Carlos Quindós

O mercado realiza seu próprio processo de tomada de decisões internas através da participação de todos os membros da Associação. Isso permite uma transformação de dentro, mantendo a identidade do mercado de bairro, posicionando-se contra a especulação nos espaços públicos e ao mesmo tempo proteger o patrimônio social. Antes, um mercado de peixe, foi renovado pelos seus habitantes, com materiais reutilizados de demolições  locais.

© Juan Carlos Quindós
© Juan Carlos Quindós

Projeto e construção colaborativos

Os processos de projeto e construção ocorreram ao mesmo tempo, cada um dos projetos que, finalmente, definiram a ação foram acordados entre os membros do PEC durante as reuniões semanais que aconteceram durante a evolução do trabalho, planejando as seguintes tarefas e tomando as decisões de projeto subsequentes.

No processo de projeto foram definidas as necessidades de uso dependendo das atividades que os habitantes pensaram em desenvolver. A metodologia foi baseada em uma conjugação visão não radical dessas atividades juntas em um pequeno espaço.

© Juan Carlos Quindós
© Juan Carlos Quindós

A execução física foi realizada por seus usuários atuais, que, com base em seus conhecimentos, lançaram processos de ensino e aprendizagem.

Upcicling: é o processo de conversão de resíduos ou produtos inúteis em novos produtos com melhor qualidade ou de melhor valor ambiental.

A fim de definir os elementos de trabalho, realizamos uma coleta seletiva de resíduos segundo as necessidades. Quando eles foram coletados, os elementos foram identificados e fotografados para o dimensionamento. Eles foram salvos em um inventário, que foi uma importante ferramenta de design que, finalmente, se materializou em um catálogo.

© Juan Carlos Quindós
© Juan Carlos Quindós

Bio-construção

O resto dos materiais que constituem o trabalho foram escolhidos com os critérios de construção com baixo impacto​​, utilizando materiais e métodos de bio-construção contemporâneos e eficiência energética. Por esta razão, as fontes de materiais foram selecionados de acordo com o ciclo de vida.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Colectivo PEC
Escritório
Cita: "Coletivo Lavapies / Colectivo PEC" [Workspace Lavapies Market / Colectivo PEC] 16 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/160626/coletivo-lavapies-slash-colectivo-pec> ISSN 0719-8906