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  7. Escola Pública Infantil e Primária em Roldán / Estudio Huma

Escola Pública Infantil e Primária em Roldán / Estudio Huma

Escola Pública Infantil e Primária em Roldán / Estudio Huma
Escola Pública Infantil e Primária em Roldán / Estudio Huma , © David Frutos
© David Frutos

© David Frutos © David Frutos © David Frutos © David Frutos + 27

  • Arquitetos

  • Localização

    Calle 1 Residencia el Alba, Torre-Pacheco, Murcia, Spain
  • Arquiteto Encarregado

    Alberto Amoros Martinez y Jose Amoros Martinez
  • Ano do Projeto

    2009
  • Fotografias

  • Colaboradores

    Eduardo José Barcelo García, Alvaro Lorente Balibrea
  • Armador

    Antonio Roca Sanchez
  • Cliente

    Ayuntamiento de Torre Pacheco
  • Diretor de Obra

    Huma + Antonio Roca Sanchez
  • Contratante

    Fielsan
  • Estruturas

    Huma
  • Instalações

    Bucarest 54 – Mariano Jose Sanchez Lozano
  • Interiores

    Huma
  • Mais informações Menos informações
© David Frutos
© David Frutos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno onde se localiza a escola pertence ao Plano Parcial de Los Cachimanes, na região de Roldán (Torre-Pacheco). Trata-se dos arredores da cidade, onde se pretende criar um conjunto residencial dotado dos equipamentos necessários para as demandas da futura população; dentre estes a Escola Pública, objeto do concurso.

O terreno apresenta muitos desníveis, por isso foi necessário realizar terraplanagem em diferentes partes do sítio, buscando criar uma topografia mais regular.

© David Frutos
© David Frutos

O projeto configura um ecossistema artificial em um local ainda a ser desenvolvido, fruto do desenvolvimento urbano.

A escola está implantada em um local ainda desocupado, sendo este o primeiro edifício do Plano Parcial de Los Cachimanes. Por isto o estúdio Huma se preocupava com a boa implantação, com o edifício sempre acima do nível das águas, protegendo-se das inundações que acontecem esporadicamente devido às chuvas na região. 

© David Frutos
© David Frutos

A morfologia do lugar permite desenvolver o projeto em um único pavimento, criando um pátio interno protegido dos ruídos externos e que serve de playground para as crianças.

Assim, o próprio terreno configura a distribuição em planta do projeto, com duas zonas claramente diferenciadas - infantil e primária - unidas por um vínculo comum.

O limite da escola é o próprio edifício, que age como um filtro permeável entre o espaço externo livre e os pátios de lazer, criando espaços controlados e definidos.

© David Frutos
© David Frutos

A escola é formada por planos inclinadas que criam tensões espaciais, rompendo a monotonia e tornando-a mais expressiva. A fachada é recoberta por uma camada vegetal contínua viva - uma paisagem reconhecível para o aluno que ativa sua memória do lugar.

Desde o exterior até os espaços de lazer internos, estabelece-se distintos tratamentos, variando do mais público ao mais privado.

© David Frutos
© David Frutos

A primeira pele consiste na malha de arama galvanizado que delimita a forma arquitetônica. A segunda pele define os blocos de salas de aula e outros espaços da escola. Entre ambas há um espaço contínuo de controle acústico. A terceira pele separa o bloco principal multifuncional dos espaços internos de lazer, chegando, finalmente, no mundo privado da criança.

O pátio de lazer é o lugar do mundo interior da criança e se estrutura através de duas alas distintas que geram diferentes acessos, bem como espaços de sombra tão necessários ao lugar.

Este volume arquitetônico cria uma escola verde, um lugar para ensinar na natureza.

© David Frutos
© David Frutos

Aulas Mutantes

O estúdio Huma está desenvolvendo uma tese de doutorado sobre arquiteturas mutantes. Por isso, neste projeto criamos salas de aula ao ar livre, possibilitando mudanças na forma, aspecto, cor e tamanho, além do uso.

Trata-se de uma sala de aula mutante que se adapta às necessidades dos alunos em cada diferente momento.

© David Frutos
© David Frutos

El Resultado

O edifício cresceu de modo natural, sem a tomada brusca de decisões, nem de mudanças de abordagem.

O resultado é um órgão vivo verde que serve de contexto para que as crianças desenvolvam suas faculdades e desfrutem do contato com a natureza.

Planta do térreo - conceito
Planta do térreo - conceito

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Estudio Huma
Escritório
Cita: "Escola Pública Infantil e Primária em Roldán / Estudio Huma " [Colegio Público Infantil y Primaria en Roldán / Estudio Huma] 16 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/160151/escola-publica-infantil-e-primaria-em-roldan-slash-estudio-huma> ISSN 0719-8906