O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escola Secundária
  4. Chile
  5. Crisosto Arquitectos Consultores
  6. 2012
  7. Liceu Jorge Alessandri / Crisosto Arquitectos Consultores

Liceu Jorge Alessandri / Crisosto Arquitectos Consultores

Liceu Jorge Alessandri / Crisosto Arquitectos Consultores
Liceu Jorge Alessandri / Crisosto Arquitectos Consultores, © Pablo Blanco Barros
© Pablo Blanco Barros

© Pablo Blanco Barros © Pablo Blanco Barros © Pablo Blanco Barros © Pablo Blanco Barros + 24

  • Arquitetura

  • Localização

    Calle La Cruz 1722, Las Compañías, La Serena, Chile
  • Arquitetos

    Andrés Crisosto Smith, Andrés Crisosto Aguilera
  • Consultores

    Crisosto Smith Architects
  • Arquitetos Colaboradores

    Rodrigo Medina, Pablo Carvajal
  • Engenharia Estrutural

    Jorge Marambio Chávez
  • Área

    5371.0 m²
  • Ano

    2012
  • Fotografias

© Pablo Blanco Barros
© Pablo Blanco Barros

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado numa vila que nasceu há mais de 50 anos no setor norte da cidade de La Serena, atravessando o leito do Rio Elqui, um setor residencial com habitações de baixo gabarito, com uma densidade considerável, áreas verdes e escassa infraestrutura. Estas carências não foram uma limitação para o desenvolvimento local, o bairro é famoso por sua vida própria, de encontros entre a vizinhança e pequenos negócios. O Liceu Jorge Alessandri concede uma educação técnico-profissional e atingiu um reconhecido prestígio em mais de 30 anos de trajetória.

© Pablo Blanco Barros
© Pablo Blanco Barros

O Liceu desenvolve seu projeto educativo com base em oficinas de especialidades nas quais os alunos podem optar por mecânica automotiva, metal-mecânica e mineração. Os requerimentos foram contar com estas oficinas como volumes isolados que permitam a carga e descarga dos materiais e com boa acessibilidade desde o exterior. Por outro lado, deviam contar com pátios de extensão próprios para atividades à intempérie. 

© Pablo Blanco Barros
© Pablo Blanco Barros

Um dos objetivos era trabalhar com todo o polígono do terreno disponível e assim evitar espaços residuais. O edifício possui dois pavimentos para respeitar a escala do bairro e criar espaços amigáveis para os alunos. As oficinas estão em volumes isolados, unidos por uma circulação coberta.

© Pablo Blanco Barros
© Pablo Blanco Barros

Propõe-se um volume principal de dois níveis para a Avenida La Cruz, principal via de acesso, onde se concentra um pequeno auditório, setor administrativo e restaurante no térreo e as salas de aulas no pavimento superior. O outro volume é transversal ao principal e contém outras salas de aulas em ambos os pisos, e se relaciona no extremo com o setor desportivo. Entre os volumes, que formam um partido geral em "L", há o resto do programa das oficinas especializadas. O liceu possui uma circulação fluida e contínua que permite desfrutar dos pátios, nos quais se mantiveram as palmeiras existentes do lugar. Nas fachadas foram incorporados brises verticais que permitem o controle da radiação direta do sol nos recintos, e também constitui um elemento de segurança para o estabelecimento.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Liceu Jorge Alessandri / Crisosto Arquitectos Consultores" [Liceo Jorge Alessandri / Crisosto Arquitectos Consultores] 12 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/159738/liceu-jorge-alessandri-slash-crisosto-arquitectos-consultores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.