O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Comunitário
  4. Ruanda
  5. Sharon Davis Design
  6. 2013
  7. Centro de Oportunidade para Mulheres / Sharon Davis Design

Centro de Oportunidade para Mulheres / Sharon Davis Design

  • 15:00 - 8 Dezembro, 2013
  • Traduzido por Isabela Costa
Centro de Oportunidade para Mulheres / Sharon Davis Design
Centro de Oportunidade para Mulheres / Sharon Davis Design, © Elizabeth Felicella
© Elizabeth Felicella

© Elizabeth Felicella © Elizabeth Felicella © Elizabeth Felicella © Elizabeth Felicella + 44

  • Engenheiro Estrutural

    Osd Engineering
  • Engenheiro de Gestão de Águas

    Edesigndynamics
  • Filtração de Água

    Manna Energy Ltd.
  • Casas de Banho

    Rec Rec Association
  • Engenheiro Bio-Gas

    Cret Sarl
  • Cisternas de chuva

    Water for Life
  • Fogões

    Manna Energy Ltd.
  • Energia Solar

    Great Lakes Energy
  • Empreiteiro Geral

    Three Code Construction
  • Sinalização

    2x4
  • Arquitetura da Paisagem

    XS Space and Susan Maurer
  • Mais informações Menos informações
Centro de Oportunidade para Mulheres / Sharon Davis Design, © Elizabeth Felicella
© Elizabeth Felicella

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno de dois hectares em Ruanda, o país mais populoso da África, o Centro de Oportunidade para Mulheres está capacitando uma pequena comunidade e, em troca, reescrevendo o nosso papel como projetistas. A uma hora da capital ruandesa de Kigali, Kayonza é como grande parte desta nação devastada por conflitos: um lugar com poucos meios, mas muito promissora. Neste ambiente semi-rural, as mulheres se dedicam a pequenas propriedades de subsistência, buscando água fresca, e provendo lenha como combustível. O terreno do novo Centro de Oportunidade para Mulheres, localizado em uma encruzilhada acima de um vale fértil, é uma arena ideal para a arquitetura que se abre um novo mundo de oportunidades.

© Elizabeth Felicella
© Elizabeth Felicella

Nós escolhemos a ideia de uma aldeia vernacular de Ruanda como princípio de organização: uma série de pavilhões em escala humana aglomerados para criar segurança e comunidade para mais de 300 mulheres. Concebidos em colaboração com Women for Women International - uma organização humanitária que ajuda mulheres sobreviventes de guerra a reconstruírem suas vidas - esta pequena aldeia transforma a aglomeração urbana e a agricultura de subsistência com uma agenda de arquitetura para criar oportunidades econômicas, reconstruir infra-estrutura social, e restaurar o patrimônio Africano.

© Elizabeth Felicella
© Elizabeth Felicella

Nosso projeto reativa uma tradição de projeto ruandês perdida com camadas espaciais e sociais profundas. Suas formas circulares irradiam para fora, a partir de salas de aula mais íntimas no centro do local até um espaço comunitário, mercado da fazenda, e o domínio cívico adiante. Estruturas circulares do centro são desenhadas segundo o Palácio do histórico de King, no sul da Ruanda, cujas moradias de woven-reed faziam parte de uma tradição indígena que a região tinha, mas foi perdida. Nosso projeto baseia-se na delicadeza deste método de construção vernacular de Ruanda com, paredes de tijolos perfurados arredondados que permitem a refrigeração passiva e proteção solar, mantendo uma sensação de privacidade.

© Elizabeth Felicella
© Elizabeth Felicella

O projeto baseia-se no suporte para infra-estrutura social de Ruanda através de instalações de hóspedes que permitem que os doadores e organizações parceiras possam experimentar o Centro de Oportunidade em primeira mão. Estes alojamentos servem como um canal para iniciativas que constroem relacionamentos exclusivos entre as mulheres de Kayonza e patrocinadores em todo o mundo, expandindo o âmbito social do centro através de uma rede global sustentável. Os tijolos foram feitos no local por futuros usuários do centro, na elaboração dos 450 mil tijolos necessários para a construção - usando materiais encontrados no local e um método mais novo e mais durável, manual, adaptado a partir de técnicas de construção locais - as mulheres estão aprendendo competências comercializáveis de geração de renda.

© Elizabeth Felicella
© Elizabeth Felicella

O projeto também inclui uma fazenda demonstrativa que ajuda as mulheres a produzir e comercializar os seus próprios bens. Esta Iniciativa Comercial Integrada a Agricultura ensina mulheres a produzir a renda a partir da terra através de técnicas orgânicas voltadas para a produção comercial. Nos currais e salas de aula compactas, de fácil manutenção - refrigerados por telhados verdes e muros de contenção de terra - as mulheres aprendem a criar porcos, vacas, cabras e coelhos, além de métodos de armazenamento e de processamento de alimentos que podem ser utilizados ​​para comandar suas próprias cooperativas de alimentos de forma rentável. Situado em redor de uma praça convidativa, facilmente alcançado por motoristas e transporte público, um mercado demonstra o potencial econômico do centro. Aqui, as mulheres vendem alimentos, tecidos, cestas e outros produtos produzidos no local, bem como água potável recolhida a partir dos telhados do centro. Espaços de venda podem ser alugados para gerar renda adicional, construindo uma rede comunitária auto-suficiente em Kayonza.

© Elizabeth Felicella
© Elizabeth Felicella

Fizemos uma parceria com as empresas locais para instalar redes de purificação de água, biogás, e outros sistemas sustentáveis ​​que podem ser produzidos e mantidos pelos próprios habitantes. Por exemplo, no lugar de latrinas normalmente encontradas em Ruanda - que poluem lençóis freáticos e são vetores de doenças - nós projetamos banheiros de compostagem simples e higiênicos que reduzem o uso de água enquanto capturam  resíduos sólidos ricos em nitrogênio e efluentes líquidos. Nosso sistema de fácil gestão produz naturalmente fertilizantes que podem nutrir a fazenda ou serem vendidos como parte das estratégias de geração de receita do local.

Corte
Corte

O Centro de Oportunidade para a Mulher capacita 300 mulheres por ano a transcender um legado de conflito. Como projetistas, isto nos capacitou para criar uma ética global de colaboração - que está remodelando rapidamente a nossa prática. Na vida e nas histórias dessas mulheres, descobrimos os motivos inspirados localmente para uma arquitetura globalmente ressonante de otimismo.

Plano Diretor
Plano Diretor

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Centro de Oportunidade para Mulheres / Sharon Davis Design" [Women’s Opportunity Center / Sharon Davis Design] 08 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/158650/centro-de-oportunidade-para-mulheres-slash-sharon-davis-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.