Certest Biotec / ACXT Arquitectos

Certest Biotec / ACXT Arquitectos

© Iñaki Bergera© Iñaki Bergera© Iñaki Bergera© Iñaki Bergera+ 24

San Mateo de Gállego, Espanha
  • Arquitetos: IDOM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2545
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo Fotografias:  Iñaki Bergera
  • Cliente:Certest Biotec S.L.
  • Colaborador:Miguel Freitas de Oliveira Araujo
  • Gestão De Projeto:Raimundo Bambó Naya, Federico Pardos Auber Nerea Martínez Puyuelo, Jesús Gil Finestra, Luis Mingarro Montori
  • Estruturas:Isabel Esteras Emperador
  • Conslutoria:Jorgue Guillén Ferrer, Alfredo Navarro Yubero, Jorge Guillén Ferrer, Alfredo Navarro Yubero, Rocío Pamplona Rodríguez, José Domingo Arcusa
  • Acústica:Federico Pardos Auber
  • Sustentabilidade:Jorge Guillén Ferrer
  • Consultoria Técnica:Sergio Cubero Belenguer
  • Constructor:MEGARIA
  • Arquiteto Encarregado:Raimundo Bambó Naya, Federico Pardos Auber
  • Cidade:San Mateo de Gállego
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Iñaki Bergera
© Iñaki Bergera

Descrição enviada pela equipe de projeto. A principal atividade da empresa Certest Biotec consiste na investigação, desenvolvimento e fabricação de testes de diagnóstico. Devido a seu rápido crescimento, a empresa decidiu deslocar suas instalações, localizadas na encubadora de empresas do Centro Europeu de Empresas e Inovação (CEEI) de Aragón, para um terreno de cerca de 8.000 m² localizado em  San Mateo de Gállego.

© Iñaki Bergera
© Iñaki Bergera

O edifício projetado faz parte da primeira fase de um conjunto e apresenta 2.500 m². O programa planejado engloba 8 laboratórios, área de produção, área administrativa e áreas comuns. A proposta se baseia em um modelo de crescimento de edifícios paralelos que conformam pátios abertos que organizam os espaços de laboratório. O conjunto se estrutura em três alas de 1.000 m² cada uma, cujo volume se coloca estrategicamente ao longo da entrada de serviço para caminhões.

© Iñaki Bergera
© Iñaki Bergera

Os laboratórios se situam nos "braços" do edifício, voltados sempre para norte de modo a evitar a incidência solar direta, porém, recebendo abundante luz natural nos espaços de trabalho. Por outro lado, na fachada sul estão as circulações de acesso aos laboratórios. Entre ambos, entrelaçam-se os espaços de serviço anexos aos espaços laboratoriais, destinados às equipes de trabalho.

© Iñaki Bergera
© Iñaki Bergera

A proposta se baseia em dois conceitos básicos: externamente, a otimização do modelo de crescimento; internamente, o desenho do edifício parte do módulo dos laboratórios. Estes dois critérios organizam todo o projeto juntamente com aspectos contextuais, como a paisagem, as orientações, os desníveis naturais e acessos. 

© Iñaki Bergera
© Iñaki Bergera

O revestimento das fachadas é monocromático, envolvendo todas as faces, conectando os planos entre si. Seu aspecto é neutro, alternando painéis lisos com chapas perfuradas que ocultam os vazios da fachada durante o dia. Contudo, à noite, com a iluminação interna, o edifício ganha vida: a imagem que transmite é completamente oposta, uma composição de vazios da fachada através da chapa perfurada. Este jogo de "revelar e ocultar" com apenas um material responte a outro objetivo fundamental: projetar um edifício de baixo custo buscando tiras o máximo de vantagens possível do desenho arquitetônico. Este foi, sem dúvida, o exercício mais complexo.

Planta do térreo
Planta do térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:San Mateo de Gállego, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Certest Biotec / ACXT Arquitectos" [Certest Biotec / ACXT] 03 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-157249/certest-biotec-slash-acxt-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.