O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios Institucionais
  4. Noruega
  5. A-Lab
  6. 2012
  7. Escritório Regional e Internacional da Statoil / a-lab

Escritório Regional e Internacional da Statoil / a-lab

Escritório Regional e Internacional da Statoil / a-lab
Escritório Regional e Internacional da Statoil / a-lab, © Luis Fonseca
© Luis Fonseca

© Luis Fonseca © Ivan Brodey © Ivan Brodey © Ivan Brodey + 53

  • Arquitetura de Interiores

    a-lab + Momentum Arkitekter
  • Paisagismo

    Østengen og Bergo (conceito) + Rambøll Norge (detalhe)
  • Construção

    Skanska + PEAB
  • Empreendedor

    IT Fornebu Property AS
  • Cliente

    Statoil ASA
  • Orçamento

    NOK 1.5 bilhão / EUR 200 mil.
  • Mais informações Menos informações
© Ivan Brodey
© Ivan Brodey

Icônico e Inovador
Statoil é um produtor de energia da Noruega, a 57 º maior empresa do mundo em receita, com cerca de 30.000 funcionários em 37 países. 2.500 deles agora trabalham nesse edifício único de escritório , com uma vista espetacular sobre as áreas do parque adjacente e do fiorde de Oslo. A estrutura icônica busca refletir o papel da Statoil como uma companhia de petróleo inovadora e pioneira a nível internacional, bem como conferir uma nova identidade e pulso ao ambiente local.

© Ivan Brodey
© Ivan Brodey

Do Aeroporto ao Ambiente Urbano
A área de Fornebu, o antigo terreno do principal aeroporto de Oslo, está passando por uma transformação radical em uma área urbana, com edifícios comerciais e residenciais, além de áreas de recreação pública.

© Ivan Brodey
© Ivan Brodey

Um dos principais desafios do projeto foi o de equilibrar as dimensões e a expressão arquitetônica com o seu entorno, enquanto que, ao mesmo tempo, introduzir novos impulsos que animassem o parque e a área comercial. Mais especificamente: como fazer um projeto, um complexo de edifícios comerciais de 65.000 / 117.000 m²  misturar-se com a costa idílica de Fornebu?

Planta Baixa
Planta Baixa

Parque e Ponto de Referência
Uma grande parte do terreno foi transformada em um parque de acesso público e um passeio ao longo do fiorde. A nova edificação fica no lote do edifício garagem do antigo aeroporto. A estrutura é constituída por cinco volumes de escritório de tamanhos idênticos, empilhados uns sobre os outros. O conceito minimiza o impacto ambiental do edifício e dá uma quantidade generosa de espaço ao parque.

© Luis Fonseca
© Luis Fonseca

Construção Modular
Cada volume possui 3 andares de altura, 140 metros de comprimento e 23 metros de largura. Os módulos são orientados de forma diferente para otimizar as condições de luz internos e vistas para a paisagem do fiorde. Internamente, os módulos conformam um átrio comum, uma "praça urbana", conectando muitas das funções sociais no piso térreo. O projeto está enraizado no princípio democrático de conferir a todos os usuários do edifício excelentes condições de trabalho que incluam vistas deslumbrantes e boas condições de iluminação.

© a-lab
© a-lab

Superestrutura
O projeto de construção baseia-se em formas próprias e técnicas de construção da indústria de petróleo. A superestrutura de aço permite que os diferentes módulos tenham um balanço de até 30 metros. Escadas de fuga e serviços estão concentrados em quatro núcleos gigantes de concreto, que também estabilizam estruturalmente. A fachada consiste de cerca de 1.600 elementos pré-fabricados com esquadrias integradas, isolamento térmico e sombreamento solar, sendo uma solução altamente eficiente energeticamente, sem fixações visíveis em toda a fachada.

© Ivan Brodey
© Ivan Brodey

Telhado de Vidro em forma de Hélice
O átrio central é coberto por um telhado high-tech em "forma de hélice"  -o primeiro desse tipo na Escandinávia. A geometria pode ser descrita como uma "bolha de sabão", encontrando a menor área de superfície  para fechar os volumes entre os módulos. Considerando-se o peso extra da neve, essa construção foi um dos desafios mais complexos do projeto.

© a-lab
© a-lab

Fricção para Inovação
Uma torre de comunicação no átrio comum é o centro da vida social do edifício, sendo que todos passam pelo átrio para ir ao trabalho. Dessa forma, encontros espontâneos e trocas são promovidos, o que é muito desejável para uma companhia baseada no conhecimento internacional, como a Statoil.

© Luis Fonseca
© Luis Fonseca

Soluções Flexíveis
O edifício de escritórios possui um elevado grau de flexibilidade para assegurar que ele pode ser facilmente adaptado à alteração das necessidades futuras. Um teto especialmente desenvolvido permite espaços de trabalho com unidades separadas tão pequenas como 3x3 metros, cada um com acesso à energia elétrica, sprinklers, ventilação e iluminação. Um interior quase livre de colunas faz com que seja possível realizar ajustes facilmente no número e no tamanho das salas de reuniões, de acordo com algum projeto ou as necessidades de mudança do inquilino.

© Ivan Brodey
© Ivan Brodey

Eficiência em Custos
O edifício característico é altamente rentável e possui um consumo de energia calculado em apenas 103 kWh/m²/ano. Isso é conseguido através de vários métodos, incluindo o uso do aquecimento da fonte de calor remota centralizada, reciclagem de energia em 85% e, evidentemente, uma envoltória bem isolada e hermética: Os painéis de fachada de vidros triplos têm um valor-u de 0,6 e a tensão do ar da construção atinge números muito baixos de consumo de energia para o edifício.

© Ivan Brodey
© Ivan Brodey

20 Meses, 2.500 Funcionários
A construção do edifício foi concluída em menos de 20 meses, com um total de 2.500 pessoas, de 30 países, que trabalhavam no local. Devido ao período curto de construção, a maior parte do edifício, incluindo a superestrutura de aço e concreto, fachadas e estruturas de vidro, foi pré-fabricada industrialmente. O maior guindaste móvel do norte da Europa foi utilizado para a montagem das treliças de aço.

© a-lab
© a-lab

Diálogo Fecundo
Graças ao planejamento completo, avançada modelagem BIM e um diálogo frutífero orientado à soluções proveitosas, a equipe de arquitetos, cliente e proprietário, empresas de construção e todos os subcontratados foram capazes de completar o complexo projeto dentro do cronograma. O resultado é um edifício onde o proprietário, empreiteiro, arquitetos, empresas de construção e usuários do edifício  expressaram grande satisfação.

Corte
Corte

Um Escandinavo Moderno
Apesar de uma edificação não-tradicional de escritórios, os novos escritórios Statoil representam valores típicos escandinavos, enfatizando os valores democráticos e de igualdade social. Tanto a implantação como a orientação reflete a adaptação otimizada para seu entorno. No interior, o carvalho quente e a frieza do alumínio refletem a suave luz do dia de maneiras diferentes, criando um contraste muito apreciado no aspecto da acessibilidade e do desenho universal.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
A-Lab
Escritório
Cita: "Escritório Regional e Internacional da Statoil / a-lab" [Statoil Regional and International Offices / a-lab] 02 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/157168/escritorio-regional-e-internacional-da-statoil-slash-a-lab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.