O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Entre Cielos Hotel & Spa / A4 estudio

Entre Cielos Hotel & Spa / A4 estudio

Entre Cielos Hotel & Spa / A4 estudio
Entre Cielos Hotel & Spa / A4 estudio, Cortesia A4 estudio
Cortesia A4 estudio

Cortesia A4 estudio

O descanso e o relaxamento eram os objetivos principais deste projeto. Sua localização privilegiada na periferia de Mendoza e seu entorno natural entre vinhedos, árvores frutíferas e vistas à cordilheira dos Andes eram o marco deste empreendimento.

Cortesia A4 estudio

O projeto se estrutura em um terreno de um antigo armazém, de 100m de frente e 400m de fundos,  a partir de uma trilha que conecta seus edifícios no sentido leste – oeste. Esta situação força o visitante a abandonar seu veículo no acesso para ingressar ao edifício caminhando, como um ato de negligencia e separação do exterior.

Cortesia A4 estudio

Uma série de espaços exteriores ao longo desta trilha vão sendo descobertos e vivenciados em uma experiencia lúdica que tenta despertar no visitante atitudes sensitivas e a experimentar intensamente o complexo.

Espaço definido e elementos definidores

Os edifícios a projetar, spa e hotel, surgem da intenção de dispor uma série de pequenos elementos que agrupados e colocados estrategicamente conformarão intervenções particulares.

Cortesia A4 estudio

Assim, podemos pensar que experimentamos dois tipos de espaços: o espaço que se define entre estes elementos, dado pela sua posição aparentemente arbitrária e o espaço interno propriamente dito.

Este espaço definido como um “entre” é um vazio que existe entre os elementos, um espaço que se contrai e se dilata, buscando ou evitando luz, abrindo ou fechando visuais, e que nos leva constantemente a percorrê-lo e experimentá-lo.

Cortesia A4 estudio

Desta maneira, o fato de caminhar por este espaço se converte em uma experiência sensorial em si: o espaço  se dilui horizontalmente encontrando pontos de intensidade dados pelo manejo da luz e da relação com o entorno natural.

No caso do Hotel, um plano horizontal de concreto unifica e delimita verticalmente o espaço. O piso é o único elemento que se ajusta às mudanças do declive natural.

Cortesia A4 estudio

No Spa-Hamam o espaço se encontra totalmente isolado do exterior. Aos elementos definidores do espaço, posicionados com a intenção de criar um percurso de banhos de vapores e massagens, se agrega um muro perimetral que o delimita, privando-o da sua relação visual com o exterior e o converte em um espaço que surge a partir da luz.

Cortesia A4 estudio

Assim pequenas aberturas em paredes e tetos criam contraluzes, detalhes, ritmos que qualificam os espaços e aguçam os sentidos.

Enquanto o hotel aborda uma relação mais contemplativa e experimental com o contexto natural que o circunda, o Spa estabelece uma estrita introversão. O fato de subir meio nível para acessar o hotel por uma rampa aberta entre o verde se contrapõe, no Spa , ao fato de descer meio nível por uma rampa, fechada entre as paredes de canas, em uma clara intenção de desaceleração e proteção.

Cortesia A4 estudio

A fluidez entre os espaços públicos do hotel e o exterior caracteriza uma clara relação com seus espaços de distração, ao contrario, no Spa, os muros de cana criam um manto de opacidade, sombras e som que envolvem o Spa e geram um recinto de privacidade e silêncio.

O concreto à vista outorga o caráter tectónico procurado para estes espaços.

Onde a luz articula, a sensibilidade de cores e texturas aportadas através do concreto, constrói o marco de expressividade e personalidade dos espaços.

Planta complexo
Planta hotel
Planta Spa

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: A4 estudio - Leonardo Codina y Juan Manuel Filice
  2. Colaboradores: Paola Meretta, Eleonora Corti, Eugenia García, José Fornés, Luis Calvet, Mariana Poppi, Gabriela Módolo, Carlos Zanonni, Mario González, Laura Benegas.
  3. Direção Técnica: A4 estudio.
  4. Colaboradores: Paola Meretta, Jorge Simoni, José Visiglio.

 

 

 

 

Informação Complementar:

  1. Cálculo estrutural Spa-Hamam: Eng. Juan Camps
  2. Cálculo estrutural Hotel: Eng. Roberto Guerrero
  3. Construção: Sanco SA
  4. Paisagismo: Huemul SA
  1. Área Spa-Hamam: 597 m2
  2. Área Hotel: 2.180 m2

 

Cita: Gica Fernandes. "Entre Cielos Hotel & Spa / A4 estudio" 21 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/15654/entre-cielos-hotel-e-spa-a4-estudio> ISSN 0719-8906