O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação De Interesse Social
  4. Espanha
  5. Sauquet Arquitectes i Associats
  6. 2012
  7. 114 Unidades de Habitação Pública / Sauquet Arquitectes i Associats

114 Unidades de Habitação Pública / Sauquet Arquitectes i Associats

114 Unidades de Habitação Pública / Sauquet Arquitectes i Associats
114 Unidades de Habitação Pública / Sauquet Arquitectes i Associats, © Jordi Surroca
© Jordi Surroca

© Jordi Surroca © Jordi Surroca © Jordi Surroca © Jordi Surroca + 18

  • Arquitetos

  • Localização

    Carrer Leonardo Da Vinci, 08204 Sabadell, Barcelona, Espanha
  • Arquiteto Encarregado

    Roger Sauquet, Guillem Bosch i Xavier Sauquet
  • Promovido por

    VIMUSA
  • Contribuidores

    Equip tècnic VIMUSA / BIS arquitectes / Font enginyers
  • Área

    11.300,0 m²
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

© Jordi Surroca
© Jordi Surroca

Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira coisa que fizemos foi pensar nas pessoas, nos futuros moradores. O edifício apresenta mais de cem unidades para aluguel - com um ou dois quartos - para idosos.

© Jordi Surroca
© Jordi Surroca

Pensamos em como os idosos contribuiriam para as características do edifício. A questão era imaginar como eles viveriam ali. Podíamos vê-los cuidando das plantas em vasos de cerâmica, e como estas plantas ficariam à mostra nas janelas e guarda-corpos, como uma cascata verde. Podíamos também vê-los tomando sol, aproveitando as vistas para a paisagem, reunidos para conversar... Por isso tivemos a ideia de criar grandes varandas voltadas para sul, para a paisagem. Além disso, ao propor varandas escalonadas, garantiríamos sol para um número maior de lares.

© Jordi Surroca
© Jordi Surroca

Sabemos que a forma do edifício se assemelha àqueles hotéis de onde as pessoas vão nas férias e finais de semana. Deles, tomamos algumas características para desenvolver nosso projeto. Existe alguma coisa melhor que terminar nossas vidas como se estivéssemos de férias? O lugar também conspirou para esta abordagem. Tínhamos um terreno nos limites da cidade de Sabadell que era orientado para sul, de frente para um enorme parque com maravilhosas vistas de Collserola e Tibidabo em Barcelona.

© Jordi Surroca
© Jordi Surroca

Além disso, o terreno se localiza ao fim de uma faixa urbana repleta de equipamentos públicos que culminam no parque. Pare tornar a intervenção mais leve e também proporcionar alguma transparência no nível das ruas adjacentes, decidimos dividir o programa em dois blocos. Entre eles, árvores e canteiros garantem a continuidade espacial.

© Jordi Surroca
© Jordi Surroca

Além das unidades habitacionais, o edifício também deveria incluir espaços comunitários - tanto internos quanto externos - um centro diurno e um estacionamento.

© Jordi Surroca
© Jordi Surroca

O efeito causado pelas varandas escalonadas, o principal fio condutor do projeto, acontece em todos os níveis ao se intercalar unidades de um e dois quartos. Estruturalmente, tirantes metálicos suportam os vãos da estrutura de concreto. 

© Jordi Surroca
© Jordi Surroca

Em termos construtivos, nos certificamos de utilizar o mínimo de soluções e materiais diferentes, além de utilizar elementos prefabricados sempre que possível, buscando equilibrar o custo e a qualidade das habitações públicas. Simultaneamente, estratégias tradicionais foram usadas para garantir um excelente conforto dentro das casas - ventilação cruzada, beirais para proteção solar, cobertura ventilada, bom isolamento, etc.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "114 Unidades de Habitação Pública / Sauquet Arquitectes i Associats" [114 Public Housing Units / Sauquet Arquitectes i Associats] 29 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/155900/114-unidades-de-habitacao-publica-slash-sauquet-arquitectes-i-associats> ISSN 0719-8906