Residência La Florida / Otto Medem de la Torriente

Residência La Florida / Otto Medem de la Torriente

Cortesia de Otto Medem de la TorrienteCortesia de Otto Medem de la TorrienteCortesia de Otto Medem de la TorrienteCortesia de Otto Medem de la Torriente+ 22

Madri, Espanha
  • Cálculo Estrutural:JCR
  • Construtor:Movial Construcciones y Urbanizaciones SA
  • Colaboradores:Carlos Bernárdez Agrafojo, Laura Portillo Rodríguez, Carlos Fernández Salgado
  • Cidade:Madri
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência La Florida é um dos projetos mais representativos do estúdio Otto Medem Arquitectura. Já no início percebemos que uma das principais condicionantes era a situação do terreno. Ele estava muito próximo a um dos principais eixos viários da cidade de Madri e portanto, apesar do local ter muita vegetação e ser bastante tranquilo, o ruído da via era constante.

Cortesia de Otto Medem de la Torriente
Cortesia de Otto Medem de la Torriente

A orientação foi outro fator bastante levado em consideração desde o princípio. Com estas premissas, e sem esquecer das questões estéticas e funcionais que seguem a linha conceitual do estúdio, surgiu a ideia de um "braço protetor".

Cortesia de Otto Medem de la Torriente
Cortesia de Otto Medem de la Torriente

Queríamos que a residência atuasse como braços que protegem seus habitantes do ruído exterior e do frio oriundo do norte. A materialização de tal ideias se deu através de suas grandes alas posicionadas em "L" que dão as costas à rodovia e recebem luz e calor da orientação sudeste. Sua forma sofreu um processo contínuo de modificações até chegar ao projeto que se vê hoje, tendo que se adaptar ao programa proposto pelo cliente.

Cortesia de Otto Medem de la Torriente
Cortesia de Otto Medem de la Torriente

Distribuímos o programa em três níveis. O térreo e o primeiro pavimento se voltam para o jardim, enquanto que o embasamento permanece parcialmente enterrado. Era necessário fazer a luz que penetra nos dois pavimentos superiores chegar até o porão. O melhor modo de se fazer isso foi articular os três níveis através de três pátios. O resultado final foi bastante satisfatório tanto para o cliente como para o estúdio.

Planta
Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência La Florida / Otto Medem de la Torriente" [Vivienda La Florida / Otto Medem de la Torriente] 27 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-155285/residencia-la-florida-slash-otto-medem-de-la-torriente> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.