O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Pontes
  4. Bélgica
  5. Ney & Partners
  6. 2011
  7. Ponte Vroenhoven / Ney&Partners

Ponte Vroenhoven / Ney&Partners

  • 18:00 - 21 Novembro, 2013
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Ponte Vroenhoven / Ney&Partners
Ponte Vroenhoven / Ney&Partners, Cortesia de Ney&Partners
Cortesia de Ney&Partners

Cortesia de Ney&Partners Cortesia de Ney&Partners Cortesia de Ney&Partners Cortesia de Ney&Partners + 10

Cortesia de Ney&Partners
Cortesia de Ney&Partners

Programa

Estudo completo da estrutura, arquitetura e paisagem, em colaboração com o artista Jozef Legrand. Projeto vencedor de um concurso público.

Cortesia de Ney&Partners
Cortesia de Ney&Partners

Conceito

O Canal Albert, que liga Antuérpia com Liège, foi alargado para o tráfego fluvial de até 9000 toneladas. A nova ponte tem um vão central de 100 metros, o que permite uma largura de 86 metros livres para a passagem de barcos. As condições para esta intervenção são altamente complexas, pois o local é historicamente preservado. Neste exato ponto, a Segunda Guerra Mundial começou para a Bélgica.

Cortesia de Ney&Partners
Cortesia de Ney&Partners

Detalhes

A ponte é uma estrutura estaiada e ficou com um comprimento total de 195 metros. Seu deck é composto por duas faixas de 3,25 metros com calçadas para pedestres e ciclovias. A largura total da ponte é de 18,5 metros. O principal sistema estrutural da ponte é constituído por duas vigas de aço com altura variável. A forma varia de acordo com as tensões atuantes das vigas, resultando em um diagrama de forças materializado visível a partir do convés.

Detalhe
Detalhe

A ponte foi construída em duas fases. Ela foi primeiramente colocada em paralelo com a ponte existente, utilizada como uma passagem temporária por cerca de 18 meses. Na segunda fase, a estrutura existente foi demolida e a ponte foi aberta para substituir a estrutura anterior. O apoio da ponte no lado Riemst é uma construção enorme que combina as funções de um museu e um pilar estrutural para a ponte. O edifício está espalhado por baixo da ponte e constitui uma conexão que é tanto visual (entre a ponte e o local) e temporal (referindo-se a história do local).

Cortesia de Ney&Partners
Cortesia de Ney&Partners

O museu integra vários espaços multifuncionais, um café/restaurante e um anfiteatro onde as atividades culturais são organizadas. As paredes exteriores do edifício possuem 170 metros de comprimento e são feitas de concreto texturizado de modo que elas podem ser utilizadas como paredes de escalada. O foco deste edifício é o centro de informação sobre a Segunda Guerra Mundial. O conto da guerra é ilustrado de uma forma artística utilizando elementos multimídia. O bunker original será mantida ao longo do novo edifício como a única testemunha da invasão alemã, que teve lugar há 70 anos. Foi dada especial atenção às obras rodoviárias e suas implicações através das diferentes fases de construção, uma vez que o projeto é um portão para a região de Flandres para os visitantes vindos de Maastricht.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Ney & Partners
Escritório
Cita: "Ponte Vroenhoven / Ney&Partners" [Vroenhoven Bridge / Ney&Partners] 21 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/154637/ponte-vroenhoven-slash-ney-and-partners> ISSN 0719-8906