O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Espanha
  5. Alfonso Alzugaray
  6. 2009
  7. Habitação 108 VPT em Ardori / Alfonso Alzugaray

Habitação 108 VPT em Ardori / Alfonso Alzugaray

Habitação 108 VPT em Ardori / Alfonso Alzugaray
Habitação 108 VPT em Ardori / Alfonso Alzugaray, © J.M. Cutillas
© J.M. Cutillas

© J.M. Cutillas © J.M. Cutillas © J.M. Cutillas © J.M. Cutillas + 24

  • Arquitetos

  • Localização

    Calle Saguesgaña, 31180 Zizur Mayor, Navarra, Espanha
  • Arquiteto Encarregado

    Alfonso Alzugaray, Carlos Urzainqui, Jesús Ramirez
  • Área

    17625 m²
  • Ano do projeto

    2009
  • Fotografias

© J.M. Cutillas
© J.M. Cutillas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como em praticamente todos os empreendimentos urbanos ao redor de Pamplona, Ardoi, este estabelece uma grelha de grande o bastante para criar um "jardim-pátio" privado, definido pelos três blocos que conformam um "U".

© J.M. Cutillas
© J.M. Cutillas

Tomando como referência o espaço central, este ordena todo edifício, abrindo-se ao uso de todos. Propusemos um modelo de habitação com orientação dupla, com espaços abertos para o "jardim-pátio" e os quartos voltados para as ruas adjacentes. O projeto oferece percursos circulares entre seus ambientes e a tipologia permite a adaptação a diferentes estruturas, com pouca variação. 

© J.M. Cutillas
© J.M. Cutillas

O "jardim-pátio" está voltado para sul e, consequentemente, recebe luz solar. Faziam-se necessários elementos de proteção solar, então projetamos uma pele dupla formada pela continuação dos balcões com painéis móveis. Este dispositivo facilita o sombreamento e permite a criação de grandes vazios para as áreas de estar e cozinhas.

© J.M. Cutillas
© J.M. Cutillas

É importante ressaltar que conceitos como sustentabilidade e eficiência energética estiveram presentes desde o início das etapas projetuais. A lógica de projeto é a mais eficiente e econômica possível, buscando resolver as questões relacionadas a este tipo de projeto habitacional.

© J.M. Cutillas
© J.M. Cutillas

As extremidades do projeto são bastante estreitas, uma consequência da legislação urbana que estabelece um volume bem específico para a região. Queríamos fazer uso de apenas um material, um que resolvesse os problemas construtivos, a ponto mesmo de negligenciar a composição. De fato, é o uso cotidiano das habitações que define a aparência dos edifícios através da arbitrariedade das aberturas.

© J.M. Cutillas
© J.M. Cutillas

Painéis de alumínio revestem as fachadas, tanto fixos, quanto móveis que apresentam perfurações e permitem a entrada de luz e vistas para o exterior. No entanto, as fronteiras com os espaços públicos, terraços e entradas são revestidas com painéis de madeira, um material aprazível que reforça uma imagem unificada entre os quatro edifícios.

Planta do térreo
Planta do térreo

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Habitação 108 VPT em Ardori / Alfonso Alzugaray" [108 VPT Housing in Ardoi / Alfonso Alzugaray] 22 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/154431/habitacao-108-vpt-em-ardori-slash-alfonso-alzugaray> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.