O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. Espanha
  5. SUMO Arquitectes
  6. 2013
  7. Sant Martí / SUMO Arquitectes + Yolanda Olmo

Sant Martí / SUMO Arquitectes + Yolanda Olmo

Sant Martí / SUMO Arquitectes + Yolanda Olmo
Sant Martí / SUMO Arquitectes + Yolanda Olmo, © Aitor Estévez
© Aitor Estévez

© Aitor Estévez © Aitor Estévez © Aitor Estévez © Aitor Estévez + 30

  • Engenharia Estrutural

    Manuel Arguijo y Asociados SL
  • Engenharia

    Grupo JG Ingenieros Consultores de Proyectos SA
  • Orçamento

    Aumedes DAP SLU
  • Construtora

    Dragados SA
  • Coordenação de Segurança

    SGS
  • Mais informações Menos informações
© Aitor Estévez
© Aitor Estévez

Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola primária de Sant Martí faz parte de um edifício municipal que contém ainda uma Centro de Educação para Adultos e dois pavimentos subterrâneos de estacionamentos públicos, localizado no bairro de Poblenou em Barcelona. A grelha estrutural do estacionamento define os edifícios acima.

© Aitor Estévez
© Aitor Estévez

Como podíamos repensar a escola a partir da urbanidade de sua localização? Hoje em dia, a legislação que guia o desenvolvimento deste tipo de edifício é indiferente ao seu entorno. As exigências por espaços internos e externos são as mesmas para uma escola em um ambiente rural e para uma localizada em um denso entorno urbano. Estas cegas exigências resultam em grandes e amplas escolas rurais e, por outro lado, em escolas muito compactas e indiferentes à paisagem urbana nas cidades.

© Aitor Estévez
© Aitor Estévez

Desde o início do projeto para a Escola Sant Martí,  queríamos criar uma escola espaçosa e arejada, aberta e sensível ao seu entorno urbano. O edifício está situado em um entorno bastante denso onde o Plano Cerda se funde com a paisagem industrial de Poblenou. O programa denso e complexo, as dimensões do terreno, as rígidas leis de planejamento urbano e a posição engessada do estacionamento subterrâneo levaram a equipe a repensar os padrões para escolas públicas e como adaptar a Sant Martí a este local específico. O programa se desenvolve basicamente no térreo, sendo as coberturas ocupadas por playgrounds. A proposta alterna de forma equilibrada os vazios e as áreas construídas. Consequentemente, há um melhor aproveitamento da luz natural, ventilação e vistas para os espaços internos da escola.

© Aitor Estévez
© Aitor Estévez

A construção de dois subsolos, dedicados ao estacionamento público, permite pensar a escola como uma grande cobertura, e repensar as coberturas da escola como playgrounds. Tomar esta decisão gera uma variedade de espaços externos, como pátios no nível da rua, espaços de transição conectados a estes pátios, e grandes espaços abertos no primeiro pavimento. Todos estes espaços abertos organizam as áreas internas segundo a relação visual e física entre estes. 

© Aitor Estévez
© Aitor Estévez

Juntamente com esta sequência de espaços externos, a materialidade das fachadas criam a imagem externa da escola. 

© Aitor Estévez
© Aitor Estévez

As fachadas voltadas para a rua apresentam uma tectônica bastante pesada, com empenas de concreto e um fechamento de aço formando um padrão abstrato. Estas fachadas são as mais pesadas e fechadas mas ao mesmo tempo são as fachadas que permitem a relação visual direta entre a rua e os pátios. Por outro lado, as demais fachadas são construídas com sistemas industrializados mais rápidos e leves. Estas fachadas ventiladas apresentam grandes vantagens de isolamento térmico e acústico devido ao ar em suas cavidades internas. 

© Aitor Estévez
© Aitor Estévez

A solução construtiva para diferentes coberturas varia segundo suas importâncias no edifício. A cobertura ventilada é perfeita para o clima mediterrâneo. 

© Aitor Estévez
© Aitor Estévez

A construção destes tipos de fachada e cobertura, a proteção contra o sol e a conexão com o Sistema Urbano de Aquecimento e Resfriamento (Districlima) fazem da escola um edifício com índice A de eficiência energética.

© Aitor Estévez
© Aitor Estévez

O exterior da escola e intencionalmente sóbrio, em contraste com a heterogeneidade de seu entorno imediato, ao passo que o interior da escola vibra com múltiplas cores.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
SUMO Arquitectes
Escritório
Yolanda Olmo
Escritório
Cita: "Sant Martí / SUMO Arquitectes + Yolanda Olmo" [Sant Martí / SUMO Arquitectes + Yolanda Olmo] 14 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/152663/sant-marti-slash-sumo-arquitectes-plus-yolanda-olmo> ISSN 0719-8906