O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escola Secundária
  4. Escola "Nuevo Continente" / Miguel Montor

Escola "Nuevo Continente" / Miguel Montor

  • 22:00 - 12 Novembro, 2013
  • Traduzido por Pedro Vada
Escola "Nuevo Continente" / Miguel Montor
Escola "Nuevo Continente" / Miguel Montor, © Onnis Luque
© Onnis Luque

© Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque + 26

  • Arquitetos

  • Localização

    Heroico Colegio Militar 101, Jardines de Celaya 1 Ra Sección, 38080 Celaya, Guanajuato, México
  • Área

    664.0 m2
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografia

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola“Nuevo Continente” em Celaya busca ancorar-se à paisagem e torná-la operacional no projeto, alcançando assim enriquecimento mútuo. O terreno é localizado em um planalto que se estende sobre um árido deserto com pouca vegetação. O prédio mistura-se à paisagem de uma maneira similar ao que acontece entre objeto e plano de fundo em uma perspectiva visual, o que também contribui para um melhor aproveitamento do clima, além de otimizar tempo e gasto ao longo da construção.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

O processo começou com uma busca por “intervalos” nas atividades diárias entre os habitantes do edifício: os estudantes. O objetivo era encontrar um equilíbrio entre os espaços do edifício, traduzi-los de forma a obter certo ritmo de áreas vazias ou “pátios-jardim”, enfatizados pela linguagem

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Os resultados de tratar espaços públicos através de “intervalos” podem ser vistos na capacidade de movimento dos diferentes blocos, bem como entre as suas escalas. Areas onde atividades podem ser articuladas por passagens livres, o que permite entender e sentir os campos de ação e percepção. Opta-se por implodir ao invés de causar um estrondo, dessa forma a vegetação que ocupa lentamente o espaço através da criação de microclimas entra em destaque.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

O piso se estabelece sobre um espesso chão no qual a escola destaca-se por conta de seu método construtivo sustentado por paredes estruturais, que podem ser aproveitadas por completo quando tensionadas ao seu esforço máximo.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

A horizontalidade e aridez do contexto determinou a coloração terrosa dos tijolos, usados como material principal. A estrutura apresenta uma textura entrelaçada, criada por uma série de aberturas e de lajes sólidas, que compõe a estrutura dinâmica, consistida por vãos de concreto pré-moldado relativos às salas de aula, e pérgolas localizadas nos intervalos correspondentes aos jardins dos pátios. A modulação no edifício torna possível o uso de um único tipo de partição, assim como o detalhamento do piso.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Agir em relação ao que está próximo, imediato, tátil, o que atrai o olhar a primeira vista, nos permite entender a textura do tempo e as dimensões que estão sendo modificadas pela ação dos estudantes ou outros possíveis visitantes do edifício. A arquitetura então consegue mesclar-se ao cenário e permite, se necessário, a possibilidade de mudança de programa no futuro.

Fachada
Fachada
Cita: "Escola "Nuevo Continente" / Miguel Montor" [Preparatoria Nuevo Continente / Miguel Montor] 12 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Vada, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/152145/escola-nuevo-continente-slash-miguel-montor> ISSN 0719-8906