O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. Grupo Arquidecture
  6. 2011
  7. Casa Altabrisa 24 / Grupo Arquidecture

Casa Altabrisa 24 / Grupo Arquidecture

Casa Altabrisa 24 / Grupo Arquidecture
Casa Altabrisa 24 / Grupo Arquidecture, © David Cervera Castro
© David Cervera Castro

© David Cervera Castro © David Cervera Castro © David Cervera Castro © David Cervera Castro + 24

  • Arquitetos

  • Localização

  • Arquiteto Responsável

    Ricardo Combaluzier Medina
  • Colaboradores

    Lorena Cervera Cetina, Mariana Farfán Vargas. Ricardo T. Combaluzier Medina
  • Estrutura

    Fredy Moguel Erosa
  • Instalação Elétrica e Iluminação

    Rafael Sánchez Buenfil
  • Instalação Hidrosanitária

    Sergio Villalobos Cob
  • Ar Condicionado

    Pedro Ponce Palomeque
  • Automatização

    L’automazione S.A. de C.V.
  • Área

    711.0 m2
  • Ano do Projeto

    2011
  • Fotografi as

© David Cervera Castro
© David Cervera Castro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em um lugar de franco crescimento da cidade, este projeto surge com a finalidade de oferecer espaços mais adequados a uma família cujas crianças se tornaram em jovens adultos com atividades e interesses diversos e que participaram ativamente na evolução do projeto.

© David Cervera Castro
© David Cervera Castro

Orientação, considerações climáticas e áreas funcionais diferenciadas, foram as premissas de projeto nesta casa, na qual foi dispensado o uso da sala de estar como como um espaço próprio de uma residência familiar, deixando somente uma área comum - varanda e lounge bar - para que cada membro, com suas amizades ou em família, desfrutem com plenitude, dando festas e reuniões com independência funcional do resto da casa.

© David Cervera Castro
© David Cervera Castro

Foram consideradas especialmente a adequação dos espaços para as atividades cotidianas de seus habitantes e a resposta ao entorno cultural e ambiental de Yucatán, no qual o exterior e as varandas são elementos recorrentes na vida local, refletindo no desenvolvimento histórico de sua arquitetura mediante pátios e jardins integrados aos espaços construídos.

© David Cervera Castro
© David Cervera Castro

As diferentes condições de atividades entre os filhos e os pais requereram um projeto que permite ter na mesma residência espaços perfeitamente delimitados para cada uma de suas necessidades mas ao mesmo tempo, espaços que promovam a convivência e atividades familiares, o anterior é feito através de um zoneamento claro em dois blocos principais, a área social e a área familiar. Ingressando pelo acesso principal, se descobre um jardim contemplativo para se ter acesso para a varanda, a piscina e o lounge bar, espaços que integram a área social.

© David Cervera Castro
© David Cervera Castro

A área familiar é gerada a partir de um muro de pedra que se estende para a varanda e marca o acesso a esta zona formada por dois níveis que incluem a sala familiar e o quarto principal na planta baixa do pavimento térreo e três quartos no segundo andar. ambos blocos se articulam entre si mediante a cozinha, convertendo-a no centro neurágico da distribuicão dos espaços, e além disso conta com um acesso a partir da garagem que permite à família um caminho direto, sem ter que circular pela área social.

Implantação
Implantação

Todas as áreas contam com isolamento térmico, com paredes duplas tratadas com poliestireno interior e placas de poliestireno no telhados e um teto falso, o qual gera níveis de consumo energético significativamente baixos; juntamente ao que, na área família - dividida em planta baixa e planta do segundo pavimento - se conta com um sistema de ar condicionado central de alta eficiência que permite que esta zona se mantenha com uma temperatura permanentemente controlada. Nas áreas sociais e de serviços permite evitar o ganho térmico e aproveitar ao máximo a orientação e o projeto, mantendo os espaços sombreados e abertos para os ventos dominantes atingindo níveis de temperatura e conforto que muitas poucas vezes necessitam do apoio de sistemas de climatização artificial.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Grupo Arquidecture
Escritório
Cita: "Casa Altabrisa 24 / Grupo Arquidecture" [Casa Altabrisa 24 / Grupo Arquidecture] 08 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/151808/casa-altabrisa-24-slash-grupo-arquidecture> ISSN 0719-8906